domingo, 29 de novembro de 2015

Reflexão | Convivência


Imagem: http://www.klickeducacao.com.br/enciclo/encicloverb/0,5977,PIG-11096,00.html 

Durante uma era glacial remota, quando parte do globo esteve coberto por densas camadas de gelo, muitos animais não resistiram ao frio intenso e morreram indefesos, por não se adaptarem às condições do clima hostil.
Foi então que uma grande manada de porcos-espinhos, numa tentativa de se proteger e sobreviver, começou a se unir, a se juntar mais e mais. Assim, cada um podia sentir o calor do corpo do outro. E todos, juntos, bem unidos, agasalhavam-se mutuamente, aqueciam-se, enfrentando por mais tempo aquele inverno tenebroso.
Porém, vida ingrata, os espinhos de cada um começaram a ferir os companheiros mais próximos, justamente aqueles que lhes forneciam mais calor, aquele calor vital, questão de vida ou morte. E afastaram-se feridos, magoados, sofridos. Dispersaram-se, por não mais suportarem os espinhos de seus semelhantes. Doía muito...
Mas essa não foi a melhor solução; afastados, separados, logo começaram a morrer congelados.
Os que não morreram voltaram a se aproximar pouco a pouco, com jeito, com precauções, de tal forma que, unidos, cada qual conservava uma certa distância do outro, mínima, mas o suficiente para conviver sem ferir, para sobreviver sem se magoar, sem causar danos recíprocos. Assim suportaram-se resistindo à longa era glacial.
Sobreviveram.  
[O autor da fábula é o filósofo alemão Arthur Schopenhauer, 1788-1860].

sábado, 28 de novembro de 2015

Reflexão | Ponto de Vista



Não somos seres humanos vivendo uma experiência espiritual; somos seres espirituais vivendo uma experiência humana.
- Teilhard de Chardin* (1881, França – 1995, EUA.)  


*Pierre Teilhard de Chardin foi um jesuíta, teólogo, filósofo e paleontólogo francês que, como grande pensador, tentou abordar a condição humana e conciliar as visões científica e teológica em suas publicações. Tal atitude o tornou incompreendido pelos dois campos do conhecimento: foi considerado sonhador e místico pela ciência e, para dizer o mínimo, um estranho fora do ninho, na esfera religiosa. A analogia fica por conta do leitor. Hoje é considerado um profeta da evolução. Suas referências teológicas fundamentam-se em Inácio de Loyola e Paulo de Tarso, e acabaram determinando sua forma de pensar, de forma ampla e integrada.  Via a evolução como um processo que se desenrola desde o estágio caótico do Universo até a emersão da consciência humana no SER. O Fenômeno Humano e O Meio Divino são dois de seus livros mais conhecidos.     
Referências: 

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Paisagem Construída | Lixo ou arte urbana?


Imagem: http://www.boredpanda.com/beach-waste-sculptures-plastic-overuse-washed-ashore

Já há tempos, muitíssimos professores brasileiros, sobretudo de crianças menores, estimulam a reciclagem de materiais e a utilização de sucata para fabricação de brinquedos, jogos e conscientização da moçadinha quanto à necessidade de diminuir o consume em benefício de um meio ambiente mais saudável para todos.
Bastante criativos, os resultados são bem diferentes do material original, sem dúvida, mas vejam só essas estranhas esculturas feitas com materiais plásticos encontrados na praia ou no mar. 

O trabalho é da organização Washed Ashore, de Oregon, Estados Unidos e busca conscientizar as pessoas sobre o uso excessivo desse material. Tomara que o objetivo seja alcançado, mas isso irá requerer, em um segundo momento, uma profunda e determinada mudança de atitude e, infelizmente, também sabemos que nem todos, mesmo conscientes, estão dispostos a mudar.  
Referências:  
Washedashore.org e Xandi Kreuzeder - washedashore.org 
http://www.boredpanda.com/beach-waste-sculptures-plastic-overuse-washed-ashore/?utm_source=newsletter&utm_medium=link&utm_campaign=Newsletter