quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Ecos Urbanos | Obras de arte e o espaço público (1)

Sempre gostei de arte urbana e já fiz vários posts sobre o tema aqui no Anita Plural. Mas, há algum tempo, caminhando pelo gramado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, pertinho do Museu de Arte Moderna - MAM e da Oca, me encantei com as esculturas invadindo o gramado.  Invadindo, eu disse? Apaguem o termo; quero dizer que as esculturas, mais de 30, estavam distribuídas pelo gramado, embelezando e atraindo a atenção dos usuários daquela singular área verde e de lazer... As obras fazem parte do acervo do MAM e são expostas no Jardim de Esculturas, área de 6.000 metros quadrados, projeto paisagístico de Burle Marx. Que tal?

 Árvore, obra em bronze de Cléber Machado (1937). Jardim de Esculturas (SP). 

Fábio Gomes. Trindade. Divulgação
Sim, porque a arte embeleza e impacta nossa vida, sobretudo quando sai dos museus e se mistura à cidade. A arte atrai, provoca, faz pensar e traz sorrisos de admiração ou surpresa aos olhos dos observadores.  Como os coloridos murais, painéis e grafites dos artistas brasileiros Eduardo Kobra e OSGÊMEOS, ou do goiano Fabio Gomes que desenha cabelos com folhas ou flores de árvores. Suas cabeleiras são um sonho de luz e cor!


Grafites de Shamsia Hassani. Divulgação.
Outro nome que apareceu mais recentemente, nas mídias sociais, foi o da artista iraniana Shamsia Hassani, escultora e professora da Universidade de Cabul, no Afeganistão. Inconfundíveis, suas obras provocam, no observador, uma pausa, um momento de reflexão, ainda que breve. Trazem o olhar crítico da arte sobre acontecimentos atuais. Aliás, não se pode perder a dimensão histórica de nenhum fato, sob risco de vivermos alienados da nossa realidade, como zumbis.

Que possamos usufruir de um espaço público cada vez mais democrático, de qualidade, seguro, agradável e salpicado de obras de arte!    

Referências

https://parqueibirapuera.org/areas-externas-do-parque-ibirapuera/jardim-das-esculturas/ 

6 comentários:

  1. Um dia ainda quero ir lá com vc. Muito Lindo olhando daqui .

    ResponderExcluir
  2. A beleza presenteia a alma e embala o coração. Especialmente quando Especialmente democrática!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Anitinha!Que possamos mesmo admirar as belas artes que existem no Brasil é fora.Aqui,em Curitiba no Mon,está a arte do gêmeos. Ficará até março de 2022.Irei lá para apreciar. Bebel

    ResponderExcluir
  4. é isso ai. Arte por toda parte. Alias, o universo é uma obra de arte de um grande artista.
    bjs.
    Carlos SA

    ResponderExcluir