
Repetindo o que sempre diz e repete a professora e filósofa Marilena Chauí: pensar leva tempo e, portanto, moldar o pensamento crítico leva mais tempo ainda. Por isso, é preciso treinar desde cedo esse olhar e esse pensamento crítico; é preciso ensinar a questionar e buscar a veracidade das informações; é preciso pensar criticamente, discernir e assumir a responsabilidade de não compartilhar textos mentirosos. Sakamoto, a esse respeito, ainda diz que “O letramento midiático é tema urgente no Brasil e no mundo para garantirmos um debate público saudável e o arrefecimento da ultrapolarização burra, que tenta destruir a diferença.”
Concluindo seu desabafo, Sakamoto lista dez regras para contribuir com esse processo de alfabetização midiática da população. Transcrevo o decálogo ípsis líteris:
1) Não compartilharás conteúdo noticioso sem antes checar a informação;2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação;
3) Postagens "apócrifas", sem fonte, jamais serão aceitas como instrumento de checagem ou comprovação;
4) Não esquecerás que informação precede opinião;
5) Não matarás - sem antes checar o óbito;
6) Lembrarás que mais vale uma postagem atrasada e bem checada que uma rápida e mal apurada. E que um número grande de likes não garante credibilidade;
7) Serás assertivo apenas naquilo que tens certeza do que diz;
8) Não se esquecerás que apuração precede pitaco;
9) Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta;
10) Na dúvida, não compartilharás. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas. Ou seja, se der m..., você também é culpado.
O jornalista e professor de jornalismo termina seu desabafo com um alerta: “Burrice não é falta de um conhecimento específico, nem a diferença nos padrões de fala, mas a atitude daquele que menospreza o conhecimento, seja ele qual for [...] e essa burrice mata o futuro!”
Referências
https://anitadimarco.blogspot.com/2019/04/ecos-literarios-gramatica-da-manipulacao.html