quinta-feira, 10 de julho de 2025

Ecos Imateriais | A teoria na prática

Além dos inúmeros pensamentos e mensagens conhecidas de Gandhi (1869-1948), há uma frase que me acompanha desde a primeira vez que a li. Está impressa na minha mente, no coração e pregada no mural, bem em frente ao meu computador: “Seja a mudança que você quer ver no mundo”. Nessa frase curta, mas de grande dificuldade prática, há um convite permanente para quem tem olhos de ver. 
Embora sejamos especialistas em apontar o dedo, julgar e cobrar por mudanças fora de nós, o pacifista indiano nos mostrava que é essencial descobrir nosso papel e nossa responsabilidade na construção de um novo mundo, a partir da ação individual.

A cada dia, vemos a humanidade (só aparentemente?) regredir em termos morais, de respeito, convivência, civilidade e solidariedade, e, se pensarmos bem, a direção já foi dada há muito tempo e por várias tradições. Mohandas Gandhi, por exemplo, chamado de Mahatma (grande alma, em sânscrito), sempre falava de seus dois livros de cabeceira: o Bhagavad Gita (pérola maior do Hinduísmo) e o Novo Testamento, em especial na parte do Sermão do Monte (pérola maior do Cristianismo). Junto com o Gita, esse texto era para ele a mais completa orientação para evolução espiritual do ser humano. Dizia que, se um incêndio destruísse todas as bibliotecas do mundo e só restasse o Sermão da Montanha, nada teria sido perdido.

Gandhi era um satyagrahi, um buscador da verdade e adepto do princípio da não violência. Com suas ações firmes e não violentas, buscava exemplificar sua ação de resistência pacífica para conseguir a independência da Índia do Império Britânico. Com isso, ele buscava ser a mudança que queria ver no mundo.

Então, que possamos ser e viver essa mudança a cada ação nossa, apesar de.

Referências

RODHEN, Huberto. Sermão da Montanha. São Paulo: Martin Claret, s/d. 

GANDHI. Gandhi por ele mesmo. São Paulo: Martin Claret,s/d,

2 comentários:

  1. Ser o mundo que queremos construir é um belo norte, Anita. Ou seja, a sociedade do futuro começa no nosso quintal. E não é fácil. Sempre bom te ler.

    ResponderExcluir
  2. Vamos melhorar a cada dia. Começamos por nós. Bebel.

    ResponderExcluir