segunda-feira, 9 de julho de 2018

Ecos humanos | Três décadas


 Há 30 anos, minha vida mudou. Vim para Varginha, no Sul de Minas e, além dos afazeres pessoais (familiares) e profissionais (aliando minha formação em arquitetura & urbanismo e patrimônio cultural à tradução e às letras), logo comecei a dar aulas de yoga, como já fazia em São Paulo.  Desde então, não parei mais e só deixei de dar aulas em duas ocasiões: quando meu pai faleceu e quando tive um probleminha de saúde, mesmo assim, uma querida amiga e aluna me substituiu... 

Hoje, 30 anos depois, quero dizer da minha gratidão a cada um daqueles que, em algum momento, fez parte dessa caminhada. Sou imensamente grata:
- À ciência transformadora do yoga, às suas tradições e a seus mestres; 
- A todos os meus professores, nos diversos cursos, práticas, oficinas, retiros, escolas, encontros e momentos da vida; 
- A Valéria N., artista plástica que me encontrou, por intermédio da psicóloga Wanda F., e solicitou as primeiras aulas, oferecendo-me o primeiro espaço para a prática do yoga, ao lado de seu restaurante vegetariano, no Jardim Andere;
- A Marlene P., uma das primeiras alunas na nova cidade e que me ofereceu, após o fechamento do restaurante, uma sala em sua academia de dança, na qual fiquei por quase 15 anos;
- Aos profissionais e amigos que me incentivaram a mudar para novos espaços, como o de Raquel A., nos quais trabalhei por outros tantos anos e, finalmente,
- A Ana Clara, minha querida e doce Kaká, professora de yoga e de vida, que generosamente me acolheu e me acolhe todos os dias...
Sou grata ainda:
- Ao professor Phanuel Rabello, por sua presença tranquila e suave entre nós, pelo incentivo e pelas lições cotidianas de paciência e convivência amorosa;
- Aos alunos do Projeto Social Bem-te-vi, que me ensinaram muito mais do que eu a eles e, finalmente, 
A todos os queridos alunos e amigos que encontrei pelo caminho, por me estimularem a prosseguir sempre; alunos e amigos que aqui me acompanharam e/ou acompanham por tanto tempo, alguns ainda desde aquela primeira salinha...há exatos 30 anos.
Sem cada um de vocês, eu não estaria aqui e não seria o que sou hoje. Todos me auxiliaram e enriqueceram bem mais do que podem imaginar.... 
Espero também ter deixado boas pegadas, ao longo desses 30 anos... 

Namastê! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário