segunda-feira, 3 de outubro de 2016

Língua & Literatura | Flores de Maio



Final de julho de 2016. 
De volta a Varginha, depois de uns dias de férias na minha cidade, fui visitar a segunda edição da Feira Literária de Varginha-FLIV. Na verdade, fui assistir à apresentação do amigo, psicanalista e historiador José Roberto Sales, presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, sobre a história de Varginha para um grupo de alunos de escolas públicas. O papo corria natural e agradável - alunos perguntando e o historiador respondendo e conduzindo a jovem plateia. A uma determinada hora, no entanto, os alunos começaram a sair... [?] Sério? O que aconteceu? Depois soubemos que era o término do horário da aula e, pasmem, o professor se levantou e os alunos o acompanharam. Não sei se fiquei mais triste pelos alunos ou pelo professor. Uma pena... perderam! 

Enfim, lá reencontrei um antigo colega de trabalho, carinhosamente chamado Barolinho, com quem trabalhei na Secretaria de Planejamento, logo que cheguei à cidade. Baroli estava com uma autora que eu desconhecia, Ana Márcia de Melo, que lançava dois livros: Eu e as Flores de Maio e Um Voo Para Paris. Em função do título, apaixonada que sou pelas flores de maio, e do tema, autobiografia, resolvi comprar o primeiro. 

No dia de Finados de 1960, uma nova vida brotava na cidade mineira de Monte Belo, quando muitos choravam seus mortos. Ana Márcia de Melo cresceu e, desde cedo, sentiu vibrar, em sua alma, o desejo de tornar-se médica. Como muitas outras mulheres de nosso país, a pequena Ana não aceitou as limitações e obstáculos impostos pelo tempo e pelo local. Sonhou, lutou e se esforçou para realizar seus sonhos.

Sensível, Ana Márcia colocou sua história no papel, entremeando-a com fotos de lugares que marcaram sua trajetória e poemas onde expõe sua alma. Fala de infância, da juventude e da vida adulta; relembra os anseios, as paixões, as dificuldades e perdas; narra as dúvidas e incompreensões surgidas ao longo do caminho, mas que, segundo ela, enfrentou com fé e esperança inquebrantáveis e com apoios inesperados. 

Equilibrando-se entre oportunidades e acasos, entre as exigências da vida familiar, profissional e de estudante, entre decepções e sonhos, elegeu-se vereadora de sua cidade em 1989, mas ainda perseguia seu sonho de fazer Medicina.

O livro reúne textos curtos, fotos e poemas da autora, duas de suas paixões, além da Medicina e da família. De leitura fácil e agradável, o livro entretém e convida o leitor a viajar com ela pela sua história. De quebra, traz ainda uma série de termos peculiares, utilizados em várias atividades da zona rural e, hoje, com certeza, estranhos para muitos.  
Vale a leitura. O livro está à venda na Biblioteca 24 horas, na Livraria Cultura e na Amazon.  
 
Ana Márcia de Melo, autora de Eu e as Flores de Maio. 342 p. Varginha-MG: Biblioteca 24 horas, 2015.
Referências:
www.biblioteca24horas.com

6 comentários:

  1. Pessoa espiritualizada, profundamente ligada à natureza e sensibilidade singular para expor seus pensamentos...um prêmio para Minas Gerais...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Percebe-se no livro, com certeza...
      Obrigada pela visita e pelo comentário, João Donizeti. Um abraço
      Anita

      Excluir
  2. Que alegria é encontrar "ao acaso" pessoas que têm amor pelo mesmo lugar, graças ao poder inestimável de um livro movido também este amor!
    Sheila Gies

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita e pelos comentários, Sheila. Volte sempre.
      Anita

      Excluir
  3. Obrigada pelo post Anita!
    Você gentil como sempre.
    Quanto ao livro, não é fácil escancarar sua vida aos olhos das pessoas. mas, se o que deixamos possa servir de legado, aí sim, o exposto toma vulto e significância.
    Minha auto biografia tem o objetivo de resgatar as coisas simples da vida, incentivar a perseverança e instigar os que ainda não criaram coragem de retirar seus guardados da gaveta.
    Vale ver UM VOO PARA PARIS!
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que escrever ajuda a entender os movimento da alma; recomendo mesmo enfaticamente. E vou já colocar na lista Um Voo para Paris. Abracos

      Excluir