sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

Arte & Cultura | Carnaval na Colômbia

  
Outro dia, li um artigo dizendo que o segundo maior carnaval da América do Sul acontece na cidade portuária de Barranquilla, terra natal da cantora Shakira.... 

Sim senhor! Acredite se quiser. É o que diz Wilbert van Haneghem, no Blog da KLM. O autor diz que a festa ainda não foi descoberta pelos turistas. 

Então, tá!  Não vou discutir. De qualquer forma, li o artigo até final. Van Haneghem relata que a festa dura quatro dias e a cidade inteira se envolve desde a preparação. Nos bairros, terraços e varandas trazem manequins em cadeiras ou redes, devidamente trajados com roupas e fantasias carnavalescas e a população se diverte na rua, dançando e bebendo ao som de gigantescos alto-falantes. Também no Centro, muita cor e animação. Carros alegóricos saem no sábado e o tradicional desfile acontece no domingo, com multidões fantasiadas pulando, diante de uma grande arquibancada. Sambódromo em Barranquilla?
Ah, sim, claro. Os ingressos mais caros estão na parte coberta, em função do sol escaldante.   
O autor observa que há poucas fantasias de famosos, já que o carnaval colombiano tem seus próprios personagens e cada um tem sua história, frases e movimentos típicos. Muitas dessas figuras estão ligadas à abolição dos escravos. Cita La Marimonda, um tipo de elefante colorido, bastante comum. Trata-se de uma máscara com grandes orelhas, olhos, lábios grossos e um nariz longo como uma tromba. De acordo com a tradição, um cidadão pobre da cidade não tinha recursos para comprar uma fantasia e, então, criou uma a partir de retalhos de roupas velhas e, para enxergar, fez furos em uma sacola plástica. Pronto. Com o tempo, a fantasia evoluiu para a personagem singular e popular que é hoje.  

O desfile dura três horas e todos têm seus cinco minutos de fama, quando acena para algum conhecido da arquibancada ou alguém grita seu nome. Famílias inteiras passam o dia comendo pizza e bebendo cerveja das barraquinhas. Diz o autor que é uma festa para jovens e também para os mais velhos, porque em geral são as vovós que roubam o show, com seus movimentos de dança. 
Como? Nossas baianas? 

Na segunda à tarde, o show é no estádio de futebol - rápido, divertido e muito, muito alto – “Impossível conversar”, diz o autor. E resume: o carnaval começa com a Batalha das Flores no sábado; no domingo o grande desfile; na segunda, o show no estádio. Tudo termina na terça com o funeral do "Joselito Carnaval".    

Agora, vamos falar sério. Está bem, não deixa de ser interessante saber como se comemora o carnaval na Colômbia, mas, cá entre nós, se ele diz que o primeiro e mais famoso é o do Rio, convenhamos, ele precisa cobrir outro carnaval no Brasil, não acham? Seja em São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador ou Floripa, sei lá onde. Urgentemente. E depois conversamos...

Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário