quarta-feira, 16 de junho de 2021

Ecos Humanos | A banalização do mal

Pitágoras, Heráclito, Sócrates, Platão, Aristóteles, Confúcio, Lao-Tsé, Avicena, Santo Agostinho, Ibn Arabi, Kant, Thomas More, Descartes, Rousseau, Spinoza, Voltaire, Nietzsche, Hegel, Hume, Dewe, Simone de Beauvoir, Arendt, Bauman, Chomsky...   
 
Platão e Aristóteles, na obra Escola de Atenas, 1509, de Rafael de Sanzio (detalhe)
 
Dos antigos aos contemporâneos, a filosofia e os filósofos sempre me atraíram. Já mencionei as aulas dessa disciplina no Ensino Médio, quando o ensino das escolas públicas era bom, antes da reforma do início dos anos 1970. Sim, sinto-me privilegiada. Aprendi muito. Anos depois, um ano de Filosofia na USP me estimulou a prosseguir, mas não era o momento (Leia Mitologia, filosofia e o ócio criativo). A filosofia sempre me instigou a coordenar o pensar, a tentar me compreender e entender melhor o mundo a partir do pensamento crítico. Nos últimos tempos, tudo parece tão absurdo que só mesmo a filosofia para nos salvar.

 Ao reforçar um ensino passivo e desestimular o pensamento crítico, a reforma da década de 1970, desde a exclusão da filosofia do currículo escolar e depois de outras disciplinas, parece ter causado certo afrouxamento do exercício da reflexão além de lacunas históricas essenciais à elaboração de conceitos. Some-se a isso a globalização e seus filhos tortos (o individualismo e a falsa questão da meritocracia) e está feito um caldo de cultura que afeta a formação e o pensamento crítico de gerações.

Como sociedade, estamos carentes da bagagem, da sustentação teórica e da dimensão histórica que a filosofia nos oferece (e também a história, claro) para termos condições de criar uma base sólida para refletir sobre questões maiores, analisar, compreender, argumentar e assumir posições de forma autônoma e fundamentada diante das mais diversas situações. Sem essa base, seremos usados como massa de manobra que segue mecanicamente a direção (e o interesse individual) de outros. Por mais difícil que seja, é sempre melhor ser uma única voz consciente na multidão, do que alguém sem voz ou que repete o refrão da massa.

Hannah Arendt. Divulgação

Uma das teóricas que talvez melhor tenha entendido o efeito perverso da ausência do pensar foi a filósofa e professora alemã, naturalizada americana, Hannah Arendt (1906-1975). Em seu livro Eichmann em Jerusalém – um relato sobre a banalidade do mal (1963), Arendt filosofou sobre os porquês da ação ou inação dos indivíduos diante de uma situação. Como correspondente da revista The New Yorker, em 1961, Arendt foi a Jerusalém cobrir o julgamento do nazista Adolf Eichmann, por crimes de genocídio contra o povo judeu. O relato do que viu foi a base do livro. Para ela, o réu assumiu obedecer a ordens superiores e, bovinamente, cumpriu o que lhe fora ordenado, sem pestanejar, sem pensar no bem ou no mal que sua ação poderia ocasionar. Ele não refletiu, não filosofou, não questionou moralmente, não avaliou eticamente a ordem e tampouco assumiu sua responsabilidade na ação. Por isso, agiu como agiu, por estar anestesiado, alienado, acomodado, embotado, oco, sem capacidade de pensar, incapaz de se indignar contra aquela ordem absurda. Resultado: Eichmann via aquela ordem perversa como algo normal, trivial. Para Arendt, a ausência do exercício do pensar foi o que permitiu que o mal se transformasse em algo banal.  

O Pensador (1904). Auguste Rodin

O livro originou muitas polêmicas,  mas é um enorme alerta, pois identificou o porquê daquela ação mecânica, automática, num nível muito mais profundo e nefasto do que se imagina. Quando o indivíduo perde a capacidade de se indignar contra qualquer tipo de injustiça, crueldade, violência, preconceito, racismo, oportunismo, miséria, falta de ética e mentira, ele repete a ação de banalizar o mal. Quando, por exemplo, repetimos e passamos adiante mensagens sem comprovação, sem avaliá-las à luz da história e do pensamento crítico, podemos estar ajudando a divulgar dados mentirosos e difamatórios (o que é crime) que destroem reputações e vidas.  

Percebe-se, de novo e sempre, como a capacidade de pensar e filosofar é essencial. E isso é um treino permanente que se desenvolve ao longo do tempo. Por isso, mais uma vez, vale lutar pela volta da Filosofia aos currículos escolares, desde os primeiros anos da educação básica ao ensino superior e além. O conhecimento filosófico é um porto seguro que baliza e dá sustentação ao exercício do pensar, por toda a vida. Como disse o filósofo e educador Mário Sérgio Cortella, "é preciso cuidar da ética, desde cedo, para não cairmos no risco de ter anestesiada nossa consciência e começar a achar que tudo é normal". Não é.   

7 comentários:

  1. Estou vendo este filme e nao estou gostando...

    ResponderExcluir
  2. Sim, povo que não pensa, raciocina e tem consciência é muito facil de se manipular. Nossas elites sabem bem disso e usam essa formula ha muito tempo. E estão agora colhendo os resultados colocando pra comandar o pais uma corja de seres humanos vis. Se é que podemos chamar isso de humanos.
    abs,

    ResponderExcluir
  3. A banalidade do mal está cada dia mais presente entre nós. É preciso acabar com o torpor e lutar contra ela imediatamente.

    ResponderExcluir
  4. Adorei,seu comentário, pena que as crianças de hoje , não tem mais ciências sociais e filosofia.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom Anitinha!Quando se conhece um pouco de filosofia podemos usar nosso pensamento para melhor.No nosso tempo tínhamos mesmo aulas de Ciências sociais e filosofia. Bebel

    ResponderExcluir
  6. Adorei o texto! Estamos vivendo tempos de horror. Fico incrédula com o mal que esse governo fez e faz a todos, mesmo àqueles que votaram nele e se alinham com ele. Desenvolver o pensamento crítico realmente é o caminho. Só com ele, "filósofos" obtusos como O. de Carvalho serão desnudados e vistos como a empulhação que são.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale, Telma. Que falta faz a Filosofia para desenvolver o pensamento crítico....Vai demorar muito ainda, beijos e obrigada por estar sempre por aqui

      Excluir