Há duas semanas (ver aqui), falei sobre Medellín e seu renascimento. Pois bem, na década de 1990, houve uma série de visitas técnicas, conversas, discussões, troca de estratégias e ideias entre cidades brasileiras e as cidades de Medellín e Bogotá, na Colômbia. Com desenho urbano, vontade política, apoio de grande parte da sociedade e políticas públicas eficientes, essas duas cidades conseguiram transformar, na prática, a qualidade de vida de suas comunidades. No nosso caso, Curitiba, Recife e Rio de Janeiro, por exemplo, trocaram ideias e experiências e aproveitaram as dicas de Medellín. A capital pernambucana, por exemplo, é outra referência em urbanismo social. Um motivo é a criação dos Centros Comunitários da Paz (ComPaz), a exemplo da unidade Dom Hélder Câmara, inaugurada em 2016, na favela Coque, em Recife. Em 2019, o projeto foi reconhecido pela Oxfam Brasil | Cidades sustentáveis como a melhor proposta brasileira de combate à desigualdade social (Leia aqui no Blog Anita Plural: ComPaz, centros auspiciosos).
![]() |
| ComPaz Ariano Suassuna, Recife. Divulgação |
Destacaram os técnicos colombianos que, em qualquer comunidade atendida, na Colômbia, no Brasil, ou em qualquer lugar do mundo, não se pode desprezar um dado fundamental, mas que não é mensurável: é o que chamam de cultura cidadã aliada à cultura da não violência. Explico: nas comunidades diretamente atendidas com bons equipamentos, percebe-se um aumento na autoestima das pessoas; elas se sentem valorizadas e modificam seu comportamento destrutivo, deixando de jogar lixo na rua, de depredar os equipamentos, o patrimônio público e os ônibus da região. Nessa ação positiva, essas pessoas são seguidas por moradores do entorno. É o que chamo de Efeito Dominó do Bem!
Premiada internacionalmente por seus programas e sinônimo de sucesso no urbanismo social, Medellín já recebeu técnicos de vários países dispostos a conhecer de perto sua profunda experiência pedagógica e essa costura entre diversos segmentos sociais. Todos se reuniram, disseram basta ao tráfico, reagiram em conjunto e, em conjunto, fizeram a cidade reviver!
É como um pacto à la Dumas, um por todos e todos por um, essencial para o sucesso do urbanismo social. Mas também é fundamental falar de continuidade dos programas e políticas, entre as diferentes gestões. É imperioso definir uma política de Estado e não de governo a esse respeito. Certamente, essas políticas devem ser, periodicamente, revisitadas, reavaliadas, renovadas para que não se percam, nem se transformem em palanque, ou em uma meta fora do tempo e distante da prática.
Relembramos um comentário certeiro do ex-prefeito de Bogotá, Enrique Peñalosa (ver aqui), quando disse que “todos gostam de intervenções urbanísticas e projetos de qualidade, de bons equipamentos, de beleza, de coisas que funcionem”. Essa ideia funcionou em Bogotá e também em Medellín. Por que não funcionaria aqui no Brasil? Os ComPaz de Recife, por exemplo, provam que ela funciona.
| Teleférico e grafites- Medellín. Foto: Silvia R. Chiarelli |
Ademais, Medellín mostrou que era primordial que a comunidade se lembrasse de como as coisas eram e do que havia antes, sobretudo, para evitar que esse antes se repetisse. Para isso foi criado uma espécie de memorial eterno: a Comuna 13, a favela mais famosa de Medellín, antes, um dos territórios mais violentos da cidade. Hoje, tudo mudou e o local é ponto turístico. O pontapé inicial foi um projeto (humano) de urbanismo social, com serviços e equipamentos de qualidade, democraticamente espalhados no território. Como provado, essa mudança afeta o entorno e, aos poucos, como num dominó do bem, tudo vai se encaixando para melhor. Como em outras cidades do Sul Global, ainda há muitos desafios, mas Medellín continua influenciando, aprendendo e buscando seu próprio caminho à luz desse olhar mais humano e abrangente do urbanismo social.
Referências
https://outraspalavras.net/outrasmidias/medellin-inspiracao-para-resgatar-as-cidades-brasileiras/
https://catracalivre.com.br/viagem-livre/medellin-a-cidade-que-se-reinventou/
https://pt.org.br/melhor-prefeito-do-mundo-conheca-os-premios-da-gestao-haddad/
https://educacao.sme.prefeitura.sp.gov.br/freguesia-do-o-recebera-novo-territorio-ceu/24/

