terça-feira, 18 de outubro de 2016

Arte & Cultura | Músicas Do Coração - Homeless

Capa do CD Graceland. Imagem: Center image from the Langmuir Collection, Peabody Museum of Salem, foto de Mark Sexton





Há mais de 25 anos, fico encantada quando ouço Homeless, para mim, uma das melhores faixas do fantástico álbum Graceland, de Paul Simon (1941). O álbum foi lançado em 1986, em tempos de luta contra o infame regime do apartheid na África do Sul, que vigorou entre 1948 e 1994. Riquíssimo nos sons e ritmos africanos, o disco foi gravado com artistas locais e causou grande impacto cultural, apesar de protestos tanto dos defensores quando daqueles contrários ao regime. No entanto, o disco acabou dando voz e espaço à música sul-africana.    

Abaixo, duas versões da canção. A primeira vem do site oficial de Paul Simon e a segunda, de uma apresentação ao vivo do grupo Ladysmith Black Mambazo, que enriqueceu sobremaneira o disco.

 1-Homeless. Homeless Paul Simon live Zimbabue 1987. Do site oficial de Paul Simon  

 
 2-Homeless – ao vivo. Ladysmith Black Mambazo

Como tudo começou?

Em 1983, Simon ouviu uma música do grupo sul-africano Boyoyo Boys, entusiasmou-se pelo som e decidiu ir até à África do Sul, em época de boicote da ONU àquele país. Harry Belafonte, ativista contra o apartheid, aconselhou o cantor a entrar em contato com o CNA-Congresso Nacional Africano, mas sem resultado. Por conta própria, Simon decidiu viajar e, por dez dias,  em 1985, trabalhou em um estúdio de gravação de Johannesburgo, quando pôde sentir a tensão existente no ar.

Mais tarde, mesmo tendo afirmado sua oposição ao apartheid, o fato de ter "furado" o boicote criou-lhe sérios dissabores e manifestações antes dos concertos. Porém, a presença de músicos locais como o grupo vocal Ladysmith Black Mambazo, o baixista Bakithi Kumalo, o baterista Isaac Mtshali, o guitarrista Ray Phiri e, sobretudo, os artistas sul-africanos há muito exilados, Hugh Masekela e Miriam Makeba, gerou uma resposta positiva. Afinal, o disco deu voz à cultura negra sul-africana e denunciou ao mundo o regime de segregação racial vigente. Tornou-se campeão de vendas, álbum premiado, vencedor do Grammy (1987) e inscrito no National Recording Registry (2007), como reconhecimento de seu valor cultural, estético e histórico.   

25 anos depois do lançamento de Graceland, Paul Simon retorna ao país para reencontrar os personagens de então e fazer uma apresentação histórica. O documentário Under African Skies, de 108 minutos e lançado em 2012, sobre o disco comemorativo dos 25 anos de Graceland conta um pouco dessa história, além de depoimentos de personalidades como Paul McCartney, Oprah Winfrey e David Byrne, sobre o papel do álbum que dissolveu os limites entre arte e política. 

Referências:
Sobre o documentário:  
  - Canal Alta Fidelidade https://www.youtube.com/watch?v=Zcc8cTgBbSc 

Nenhum comentário:

Postar um comentário