sábado, 29 de outubro de 2016

Arte & Cultura | Tráfego Aéreo

Los Angeles.Lax 24l: Foto tirada da praia Dockweiler em LA, bem debaixo da rota dos aviões que decolam entre 5 e 7 da tarde, quando a luz do por do sol ilumina a parte de baixo das aeronaves. Foto: Mike Kelly.  

Descobri que há milhares de loucos por aviões no mundo todo e observar essas máquinas em voo é, sem dúvida, uma experiência incrível. Um desses aficionados é Mike Kelley, fotógrafo de arquitetura baseado em Los Angeles, que passou dois anos viajando e conhecendo aeroportos e fotografando aviões levantando voo e pousando. De acordo com Mike Kelly, não foram dois anos ininterruptos, mas diz ele que, de fato, gastou grande parte desse tempo planejando, fotografando, estudando as rotas dos aviões, a direção dos ventos, etc.   
 Dubai. Ao fundo, o edifício Burj Khalifa, o mais alto do mundo. A foto foi tirada entre 6 e 8 da manhã, a hora do rush de decolagens no mundo todo. Foto: Mike Kelly.

Los Angeles. Imagem original e conceito básico das séries: um dia de decolagens do aeroporto de LAX Sul, embora algumas aeronaves tenham sido omitidas pelo excesso.
Kelley fez uma longa viagem passando por aeroportos do mundo, entre eles os de São Paulo, Amsterdã, Frankfurt, Munique, Zurique, Tóquio, Sydney e Auckland. Londres e Dubai foram viagens específicas
São Paulo, Aeroporto de Guarulhos. Foto: Mike Kelley

Autodenominando-se obcecado por aviões, viagens e por conhecer lugares, ele criou fantásticas composições para nos lembrar da beleza inerente dessas máquinas de voar e de como nossos céus estão congestionados. 
 Zurich. Devido a um esquema complicado de redução de ruído, o aeroporto de Zurique  utiliza pistas orientadas em diferentes direções, segundo a força dos ventos. No entorno do aeroporto, os idílicos campos suíços.    

Frankfurt. Imagem tirada em julho de 2015, em meio à pior tempestade da década.
 A primeira experiência foi feita em Los Angeles e a foto resultante acabou tão divulgada que mudou sua vida e, então, ele decidiu expandir a experiência para aeroportos do mundo todo. O vídeo abaixo dá uma ideia do que foi essa aventura.  

Você pode ler mais sobre sua experiência e ver outras fotos em seu site.Em tempo, suas fotos de arquitetura são também ótimas.   

Referências e imagens:
Mike Kelley - http://www.mpkelley.com/
http://www.boredpanda.com/air-traffic-photos-airportraits-mike-kelley/

Nenhum comentário:

Postar um comentário