quarta-feira, 1 de maio de 2019

Ecos Arquitetônicos| 100 anos da Bauhaus



Há exatos 100 anos, arte e desenho industrial convergiram para criar uma escola revolucionária: a Staatliches-Bauhaus (Casa da Construção), surgida na cidade alemã de Weimar, a partir da refundação/fusão das Escolas de  Artes e Ofícios e de Belas Artes de Weimar. 
Criada em 1919 pelo arquiteto alemão Walter Gropius (1883-1969), inspirado pelas vanguardas modernistas da Europa, sobretudo a russa e a holandesa, e buscando dar aos objetos práticos a alma das obras de arte, a escola reunia profissionais inovadores de diferentes setores como designers, arquitetos, pintores, engenheiros e artistas, valorizando a produção em escala industrial. 

Além de Walter Gropius, alguns dos nomes mais conhecidos são: Ludwig Mies van der Rohe, arquiteto alemão, naturalizado americano (1886-1969); Marcel Breuer, designer e arquiteto húngaro (1902-1981); Wassily Kandinsky, artista plástico russo (1866-1944); Paul Klee, pintor e poeta suíço (1879-1940); Laszlo Moholy-Nagy, designer e pintor húngaro (1895-1946); Lyonel Feininger, artista americano (1871-1956); Oskar Schlemmer, pintor e escultor alemão (1888-1943); Marianne Brandt, pintora e designer alemã (1893-1983); Lily Reich, arquiteta e designer alemã  (1885-1947) e coautora da célebre poltrona Barcelona, dentre outras criações; Anni Albers, designer alemã, inovadora na arte têxtil (1899-1994).  
Obra de Wassily Kandinsky, um dos professores da Bauhaus. 
A Bauhaus influenciou de forma inexorável o processo de criação com seu olhar futurista e democrático, com a influência do construtivismo, com a fusão em pé de igualdade de artes plásticas e ofícios práticos, com sua estética ligada à funcionalidade e ao uso de materiais como vidro, aço e madeira, com a proposta integração entre arquitetura e urbanismo.
Em 1925 a escola se mudou de Weimar para Dessau, instalando-se em edifício de arquitetura industrial moderna e arrojada, projetado por Gropius. Em 1933, foi para Berlim, sendo fechada logo depois pelos nazistas, que consideravam sua "arte degenerada" e comunista(?).

No entanto, seu impacto e efeito multiplicador nas artes, na arquitetura, no design e na tecnologia foi enorme, no mundo todo, sobretudo na Europa e nos Estados Unidos. Após seu fechamento, alunos e professores foram perseguidos. Alguns deles continuaram na Alemanha e não fizeram distinção de clientes, mas outros se instalaram em novos países e continuaram a influenciar gerações de arquitetos, designers e artistas. A título de exemplo, Moholy-Nagy criou a Nova Bauhaus em Chicago, hoje Institute of Design e Gropius lecionou em Harvard, formando arquitetos como I.M. Pei e Paul Rudolph.
Abaixo, algumas peças modernas e minimalistas que ilustram aquele período:  
Bule de chá: Marianne Brand em 1924, produzido em 1929. Imagem: Sailko.Own work, CC BY 3.0. Imagm: https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=65579362 .

Berço Bauhaus: criado por Peter Keler, no início da escola, tem design simples, porém, suas cores e formatos lhe dão a identidade do modernismo.Imagem: Divulgação.

 Cadeira Barcelona: desenvolvida em 1929 por Ludwig Mies van der Rohe e Lily Reich, até hoje é exemplo do pioneirismo da Bauhaus. Imagem: Divulgação.

Cadeira Wassily (homenagem a Kandinsky): a chamada Cadeira Presidente Bauhaus é uma criação de Marcel Breuer e serve de inspiração até hoje. Imagem: Divulgação. 

Como parte das muitas comemorações do 100º aniversário do Movimento Bauhaus, várias atividades e eventos estão programados para este ano de 2019. Na Alemanha, além de exposições, ao menos três novos museus foram ou estão sendo finalizados nas cidades que sediaram a escola. No dia 12 de abril, em sua página inicial, o Google lançou mais um de seus criativos doodles para lembrar a data.   


Doodle lançado hoje pelo Google para celebrar a data. Publicado por
Today's Special. Publicado em 11 de abr de 2019

A Deutsche Welle - DW Brasil lançou uma edição especial do programa Camarote 21: ‘Especial 100 anos Bauhaus’, com 26 minutos de duração. Vale assistir.

 Além disso, a DW Documentary lançou o documentário bauhausWorld, “Architecture, art and design - 100 years of the Bauhaus” em três partes, de cerca de uma hora cada, mostrando as influências deixadas pela escola. A cineasta Lydia Ranke entrevistou arquitetos, artistas, urbanistas e designers do mundo todo para descobrir quais os ideais e princípios da escola alemã que ainda influenciam a forma como vivemos hoje. 

Parte 1. DW Documentary. Bauhaus World: The Code - Publicado em 13 janeiro 2019 
Parte 2. DW Documentary. Bauhaus World: The Effect - Publicado em 20 janeiro 2019 
 Parte 3. DW Documentary. Bauhaus World: The UtopiaPublicado em 27 janeiro 2019.

Desde 1994, A Fundação Bauhaus Dessau ajuda a preservar o legado da escola e continuar propagando suas ideias, sempre voltadas para questões urbanas, além de oferecer cursos e seminários aos interessados. O triste engano parece ter sido consertado... um século depois.

4 comentários:

  1. Parabéns Anita!Há pouco tempo vi o comentário sobre Bauhaus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bebel,
      É demais, né? Não se esqueça de assinar... bjs e obrigada
      Anita

      Excluir
  2. Obras e pecas atemporais. Vi uma exposição de Kandinsky em Bh, amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As obras são incríveis.Moderníssimas. Obrigada por participar, sempre. Bjs
      Anita

      Excluir