sexta-feira, 14 de julho de 2023

Ecos Imateriais | Cultivando nosso jardim

Nesta segunda semana de julho de 2023, realizamos mais um satsanga, um encontro entre membros de uma comunidade com o mesmo objetivo. O próprio termo sânscrito YUG, raíz de yoga, significa unir, ligar, religar, reunir o indivíduo à sua parte mais nobre. Desde que comecei a dar aulas de yoga, há muito tempo, organizo essas reuniões em algumas datas especiais, sobretudo no meio e no final do ano, ou seja, reunião de estudantes, alunos, professores e praticantes de yoga. Cantamos, entoamos mantras, dançamos, meditamos, conversamos, partilhamos chás, frutas e flores, trocamos impressões, expectativas, experiências e, dessa forma, reafirmamos nosso compromisso comum de autodesenvolvimento, de reconexão com a própria essência, com o divino dentro de nós, permitindo que essa força maior nos guie, essa força interna, única e sempre presente em cada indivíduo.

Desta vez, no lindo e aconchegante espaço terapêutico da nossa colega Maria Inês Carvalho, vivemos o papel de jardineiros, trabalhando e cultivando nosso jardim interno - as dúvidas, as escolhas, os cuidados, as plantas que vêm e que vão; o esforço e a dedicação constante do "jardineiro", apesar das perdas. A consciência de que somos seres  perfectíveis, de que a beleza de nosso jardim só depende de nós e de que existe uma força poderosa e permanente que sempre nos empurra para frente...

Cada um desses encontros é diferente, rico, singular, profundo. Os satsangas me renovam, me enriquecem e me estimulam a continuar.  Do meu coração para o coração de cada um dos meus (antes) alunos, hoje amigos queridos, praticantes do yoga profundo, como filosofia de vida. Namastê! 

9 comentários:

  1. Que legal! Dá pra perceber em você essa energia em forma de alegria de viver!

    ResponderExcluir
  2. Plantar e cuidar de nossos jardins é o primeiro passo para ajudar a cuidar do jardim do outro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente... E temos que prosseguir sempre.... É nosso destino e missão. Obrigada, querida. Bjs

      Excluir
  3. Anita, maravilhoso define tudo o que fez e li. Saudade das aulas de yoga. Bjs

    ResponderExcluir
  4. Que bacana Anitinha! Dividir entre corações e espalhar a essência de amor aos outros.

    ResponderExcluir
  5. Namastê!
    Pena que não possa estar aí!
    Deve ser muito especial.

    ResponderExcluir
  6. Bom de ler e de imaginar junto, Anita. Cultivemos nossos jardins, interiores e colocando também as mãos na terra. Zé.

    ResponderExcluir