terça-feira, 23 de janeiro de 2018

Ecos Tradutórios | K.I.S.S.


 Começo o ano com um tema que me agrada: a escrita, ou melhor, a boa escrita. Escrever é uma arte. Escrever de forma clara, simples e direta é uma arte elevada ao quadrado.
 Como tradutora e revisora, percebo o quanto alguns autores, sobretudo no mundo acadêmico, têm dificuldade de escrever de forma objetiva e clara. Parece que acreditam que quanto mais complicado, denso e nebuloso for o texto, mais reconhecidos serão seus autores. A meu ver, uma falácia.  

Em algumas das minhas versões para o inglês, percebo que os próprios autores têm dificuldade para me explicar o que quiseram dizer com determinado trecho. Se é difícil entender em português, imaginem traduzir isso para uma língua cuja estrutura é completamente diferente da nossa...  O inglês, por exemplo, tem características próprias e bem diferentes: é uma língua mais simples, direta, objetiva. Imaginem então como sofre o tradutor para tentar verter textos de quem se considera “iniciado” em qualquer área e resolve escrever apenas para seus “pares”. Não há como negar. Muitas vezes é preciso trabalhar um pouco o texto. Não digo suprimir ou acrescentar trechos, é evidente, mas apenas dividir parágrafos enormes, organizar as inversões, mexer na pontuação, unir frases, reescrever trechos para a leitura ficar mais lógica e palatável na língua de chegada.

Outro dia, enquanto lia sobre o tema, descobri um excelente artigo com dicas  interessantes sobre como escrever bem em inglês, o que deveria valer para qualquer língua. A autora é a professora Melanie que dá boas dicas em seu site English Teacher Melanie.   
Dentre os artigos que li, encontrei o tal “K.I.S.S.”. Pois é, também fiquei curiosa e adorei a leitura. Para quem não lê bem em inglês, adianto que K.I.S.S significa Keep it simple and short or straighforward or small. Ou seja, quando for escrever um texto procure escrever um texto simples, fácil de entender, curto, direto, objetivo.  Em qualquer língua. Para quem entende e escreve em inglês, sempre vale tentar aprimorar seus conhecimentos e, sem dúvida, vale a leitura. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário