quarta-feira, 3 de janeiro de 2018

Ecos Culturais | Dia e Folia de Reis


http://terramena.blogspot.com.br/2013/01/os-3-reis-magos.html

  Segundo a tradição católica, os três reis magos (Gaspar, Belchior e Baltazar) viajaram longas distâncias, guiados pela estrela de Belém, para encontrar Jesus. Chegaram à manjedoura no dia 06 de janeiro, e as Folias de Reis comemoram justamente o encontro dos magos e os presentes que trouxeram ao recém-nascido: ouro, incenso e mirra.
 https://www.infoescola.com/datas-comemorativas/folia-de-reis/
Folia de Reis, Reisado ou Festa dos Santos Reis. Todo ano, então, a partir da véspera de Natal até o dia 06 de janeiro, as folias e seus vários elementos – mestre/embaixador, contramestre, bandeireiro, reis magos, palhaços e foliões – seguem pelas ruas e casas, sobretudo do interior dos estados de Minas, Rio, São Paulo e Espírito Santo, em busca dos presépios e daqueles que abrem suas residências para a homenagem ao menino Jesus e aos reis magos.

Com fantasias coloridas e instrumentos como a viola, a sanfona, tambores, triângulos e reco-reco, eles tocam, dançam e cantam músicas típicas com um ritmo característico e sentido.  Quando chegam em uma residência, a dona da casa recebe a bandeira (enfeitada e preparada com carinho) e a segura diante do presépio, enquanto o grupo entoa versos e cânticos em homenagem ao menino, além de pedir proteção para os anfitriões. Em troca, pela honra e pela homenagem, os donos da casa oferecem alimentos ou donativos.

O toque da viola, os versos, a oração sentida tem forte presença no rol de manifestações culturais brasileiras. Emocionam e identificam a nossa cultura. Em Minas Gerais, em 2017, o IEPHA – Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico reconheceu as Folias de Reis como patrimônio cultural imaterial do Estado. Com isso, o poder público tem o compromisso de contribuir para a valorização, a difusão e o reconhecimento cada vez maior das folias.  Segundo informações do IEPHA na reportagem abaixo, em Minas devem existir mais de 4000 grupos, mas  apenas 1300 folias haviam sido cadastradas até então.   
 Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=LxByBbuNai8 – Publ.por janiosantos em 11 dez 2006. Bandeira do Divino - Ivan Lins, Zizi Possi, Simone e Jorge Vercilo.

No vídeo acima, uma pequena amostra do talento de Ivan Lins e Vitor Martins, com a música A Bandeira do Divino. É um emocionante hino humanista. No outro vídeo (aqui), a entrevista feita pelo programa Globo Horizonte, da capital mineira, sobre o reconhecimento das folias pelo IEPHA. Um terceiro vídeo, se existisse, ainda dos primórdios da EPTV aqui no sul de Minas, mostraria a gravação de um grupo de folia visitando a minha casa....Ficaram as bênçãos do grupo e os nossos agradecimentos pela emoção sentida. 

A Bandeira do Divino |Ivan Lins e Vitor Martins 
Os devotos do Divino vão abrir sua morada
Pra bandeira do menino ser bem-vinda, ser louvada, ai, ai...
Deus nos salve esse devoto pela esmola em vosso nome
Dando água a quem tem sede, dando pão a quem tem fome, ai, ai...
A bandeira acredita que a semente seja tanta
Que essa mesa seja farta, que essa casa seja santa, ai, ai...
Que o perdão seja sagrado, que a fé seja infinita
Que o homem seja livre, que a justiça sobreviva, ai, ai...
Assim como os três reis magos que seguiram a estrela guia
A bandeira segue em frente atrás de melhores dias ai, ai...
No estandarte vai escrito que ele voltará de novo
E o Rei será bendito, ele nascerá do povo ai, ai... 

Referências: 
http://g1.globo.com/minas-gerais/globo-horizonte/videos/t/edicoes/v/folia-de-reis-e-tradicao-mineira-reconhecida-como-patrimonio-cultural-imaterial-de-mg/5736021/

Nenhum comentário:

Postar um comentário