domingo, 22 de abril de 2018

Ecos Humanos | Abaixo as atitudes machistas

Imagem: wmcurrent.com

Há dois anos, publiquei aqui o post Coletivo contra atitudes machistas. É simplesmente inacreditável, e muito triste, constatar que atitudes dessa ordem continuem acontecendo, nas mais variadas esferas. Um premiado arquiteto norte-americano, ganhador do prêmio Pritzker, dono de um respeitável currículo mundial e famoso pelo uso da cor branca em seus projetos, foi acusado de assédio sexual por várias mulheres. A informação surgiu em vários veículos de comunicação da grande mídia, o que, por si só, não é garantia de verdade. Foi acusado, mas não há um veredito final e, portanto, deve-se respeitar a presunção de inocência do envolvido. 

Assim, sem querer aqui julgar o arquiteto culpado ou inocente, vale registrar que esse tipo de denúncia tem sido levado cada vez mais a sério, chegando mesmo a gerar consequências de impacto seja no aspecto pessoal ou no profissional, conforme salienta a arquiteta Ana Gabriela G. Lima. Após as denúncias recebidas, entidades abortaram ações que estavam em curso: o Instituto de Arquitetos de Nova York cancelou o prêmio Design 2018 que seria entregue a ele; a Sotheby’s interrompeu uma exposição centrada no trabalho do arquiteto; a Universidade de Cornell desistiu de nomeá-lo diretor de seu Departamento de Arquitetura e a Liga de Arquitetura anunciou que irá revogar seu status de membro vitalício. O teor do comunicado da The Architecture League pode ser lido aqui.

De qualquer forma, é preciso aguardar as apurações dos graves fatos atribuídos ao arquiteto. Sejam eles comprovados ou não, é triste e doloroso constatar que isso ainda possa ocorrer nos tempos atuais, mas vale salientar também que decisões como as das entidades acima servem para enfraquecer e inibir tais ações, ainda vistas como naturais por tantos indivíduos em diferentes âmbitos. 
Não importa se é o nome é José ou João; se é Dick or Will; se é Pierre ou Piero. Não importam os cargos, as funções, os papéis de cada um. O importante é que ética e respeito devem reger as relações pessoais, sociais e profissionais dos indivíduos, em qualquer ambiente.
Imagem: Conexão Urbana
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário