sexta-feira, 18 de maio de 2018

Ecos Imateriais | Bom Humor e Saúde

 Em geral, a maioria das pessoas não percebe como age quando fica irritada, estressada, ansiosa e como isso é desagradável para os que lhe são próximos. Não percebe sequer o quanto tempo passa nessa situação de mau-humor, de ansiedade, de estresse. 

Imagine um chefe ranzinza, grosseiro, sem paciência e sem nenhuma delicadeza no trato com os funcionários; imagine um funcionário rude, mal-humorado ou um amigo, um professor, um aluno, qualquer pessoa que reclama de tudo – da chuva, do frio, do calor, do sol, da neve, do vento, das folhas das árvores no chão, da falta de sombra, do excesso de sombra, da falta de sinalização, das leis, do não cumprimento das leis, do que os "outros" fazem, do que não fazem etc... 

Conhece alguém assim? Alguém que reclama do tempo, da cidade, do espaço, da vida, do país, dos colegas e até de si mesmo.... Difícil, não é? Imagine aquela pessoa que parece um trator, ou melhor, uma metralhadora giratória: você fala algo que a desagrade e ela vem com 50 pedras, 34 facões, 46 palavrões e otras cositas más. Ora, convenhamos, é muito difícil e nada prazeroso conviver com uma pessoa assim, certo? 
 Imagem: http://reneschubert.blogspot.com.br/2016/05/
Só que essas pessoas não percebem que criam em torno de si, um tipo de aura negativa que se conecta com outras negatividades similares. Isso não é nada esotérico. É física pura, lei da atração e da sintonia. A mente sofre, o emocional sofre e o corpo, também. Aliás, o corpo é o primeiro que recebe essa carga de negatividade. O corpo tudo registra e a tudo reage, tanto a emoções positivas como a emoções negativas. Há milênios, as medicinas chinesa e indiana nos alertam sobre como emoções e estados de espírito afetam nossos órgãos internos e nossa imunidade.
Então, é preciso atenção constante ao tipo de pensamentos, sentimentos e palavras que usamos no nosso dia a dia, ao tipo de vibração que emitimos, porque tudo isso acabará conformando aquele microambiente com poder de elevar nossos pensamentos e nosso estado de espírito e, portanto, trazer-nos as cores da saúde, ou não. São nossas escolhas. Mas, atenção, isso não significa conformismo. Significa uma atitude positiva e ativa, não reativa.


No livro Cartas e Crônicas, Chico Xavier traz uma passagem
que guardo sempre comigo, como lembrete e alerta  às 
nossas atitudes, muitas vezes, tão mecânicas e impensadas.

  “[...] Conte meu caso para quem ainda carrega a bobagem do azedume! Fale do perigo das zangas sistemáticas, insista na necessidade da tolerância, paciência, da serenidade e do perdão! Rogue aos companheiros para que não percam a riqueza das horas com suscetibilidades e amuos, explique ao pessoal na Terra que mau humor também mata!
 (Crônica de Belarmino Bicas, no livro Cartas e Crônicas, Irmão X, psicografia de Francisco Cândido Xavier. Federação Espírita Brasileira).

Nenhum comentário:

Postar um comentário