sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Ecos Urbanos | Terminal de Cruzeiros


Terminal de Cruzeiro de Leixões. Foto: Anita Di Marco, out.2018.

Uma das coisas fantásticas de viajar é que que você conhece in loco algumas obras só vistas antes em livros e revistas. Numa dessas viagens, fiquei encantada com o Terminal de Cruzeiros de Leixões, em Matosinhos, na região da cidade do Porto em Portugal. O projeto do terminal, inaugurado em 2015, é de autoria do arquiteto e professor da Faculdade de Arquitetura do Porto (FAUP), Luís Pedro Silva. Executada a pedido da APDL - Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo, SA (+ Universidade do Porto), a obra de 17.500 m2 tinha dois objetivos principais: melhorar a eficácia comercial do porto, associada à atividade dos cruzeiros, e integrar a área portuária a Matosinhos.  
 

   Localizado a menos de um quilômetro do distrito de Matosinhos e a cerca de 10 km da Ribeira do Porto, o terminal é o ponto de união entre as três principais funções do complexo:  cais de navios de cruzeiro, porto para embarcações de recreio e o novo arruamento de acesso à cidade. Além das salas de embarque/ desembarque, serviços de apoio aos navegantes de recreio, restaurante e estacionamento, abriga o Polo de Mar e de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto, e a sede do CIIMAR – Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha da Universidade do Porto, bem como várias unidades de pesquisa na área marítima (da Biologia à Robótica).  
Terminal de Cruzeiros. Imagem: https://www.apdl.pt
Uma rampa helicoidal integra todas as funções internas em um espaço de pé-direito quádruplo. A fachada revestida por cerca de um milhão de azulejos brancos fabricados pela Vista Alegre, as linhas curvas e a estrutura em espiral atraem o olhar de quem chega de navio, ou de quem percorre a avenida beira-mar, em Matosinhos. O branco, as ondulações e as nuances da luz, ao longo do dia, reforçam a direção do olhar.
Mais informações e agenda de visitas:  cruise.porto@apdl.pt 

Referências:
https://www.apdl.pt/terminal-passageiros-sul

Um comentário: