sábado, 1 de dezembro de 2018

Ecos Culturais | A arte diz Presente!


As figuras de Rob Heard. https://www.bbc.com/news/uk-england-london-46125068
 A Arte sempre se colocou a serviço da sociedade: como representação, como denúncia, como protesto, como ato de solidariedade. Aqui no Anita Plural já publiquei vários posts de obras de artistas ativistas, entre elas a do chinês Weiwei, denunciando as formas desumanas de tratar imigrantes (aqui).
Na semana de 08 a 18 de novembro de 2018, em Londres, ainda dentro das comemorações para celebrar o centenário do final da Primeira guerra Mundial, a arte se fez novamente presente e atuante.Trata-se da instalação Shrouds of the Somme (Mortalhas de Somme) do artista Rob Heard, que passou os últimos cinco anos criando manualmente cada uma das mais de 72.000 figuras, com cerca de 30 centímetros cada, dispostas no Parque Olímpico de Londres, para que as as famílias de soldados mortos na Batalha de Somme, uma das mais sangrentas da primeira guerra, pudessem, de alguma forma, “recuperar” os corpos de seus queridos. As famílias dos soldados foram convidadas a comparecer e adquirir as figuras, que cobriram uma área de 1200 metros quadrados de 8 a 18 de novembro de 2018.
Rob Heard e a Torre Orbital. Imagem: https://www.bbc.com/news/uk-england-london.
Outra obra de arte foi pano de fundo para a tocante instalação. Trata-se de um dos mais conhecidos trabalhos de outro inovador artista, o escultor Anish Kapoor (Bombaim, 1954), cujas obras estreitam os limites entre arte e arquitetura e exploram elementos opostos (vida-morte, luz-escuridão, terra-céu, matéria-espírito, vísivel-invísivel, masculino-feminino, corpo-mente). A instalação de Heard foi feita aos pés da obra mais conhecida de Kapoor: a Orbital, torre circular, inclinada e torcida (ou The ArcelorMittal Orbit Tower), instalada e construída para marcar a realização dos jogos olímpicos de 2012, em Londres. Selecionada em concurso público em 2009, a peça de aço pesa 1.400 toneladas, tem 115 metros de altura (22 metros mais alta que a Estátua da Liberdade) e carrega o título de obra pública mais alta da Grã-Bretanha.
É admirável e um privilégio perceber como a arte surge, se transforma e atua no nosso mundo.
  
References:
https://www.bbc.com/news/uk-england-london-46125068
https://www.shroudsofthesomme.com/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário