terça-feira, 18 de junho de 2019

Ecos Culturais | Yes, Viva São João!

Yes, nós temos festas juninas (aqui) foi o primeiro post em que falo dessa tradição cultural tão rica do nosso país. Afinal, diversidade, simplicidade, acolhimento, alegria e boa comida sempre foram marcas registradas de nossas celebrações. Um Brasil de imensos contrastes, um patrimônio cultural material e imaterial de dar inveja a muita gente. Duvida? Pergunte aos gringos que adoram aparecer e ficar por aqui. 
A seguir uma pequena lista, muito pequena mesmo, só para você se lembrar das tradições, costumes, hábitos, folclore, cultos religiosos, literatura popular, danças, ritmos e culinária  do nosso imenso Brasil: 
Da região Norte, diversidade e influência indígena estão em:
- Lendas: do boto, curupira, boitatá, saci, da mula sem cabeça, iara, vitória-régia, cobra grande ;
- Tradições e festas únicas como o boi bumbá (Parintins), Círio de Nazaré,  festas do Divino, de Jerusalém da Amazônia, folias de reis, congadas, cavalhadas;
- Ritmos e danças: carimbó, camaleão, dança do maçarico, do siriá, marambiré, lundu marajoara, marujada, samba do cacete, retumbão, jacundá etc. 
- Culinária: frutos como açaí, pupunha, tucumã, buriti, bacuri, guaraná, graviola, cupuaçu; além de muitos tipos de peixe, mandioca, carne de sol, muçarela de búfala, tucupi (caldo de mandioca), maniçoba (feijoada paraense), tacacá (caldo com goma de mandioca);
- Indústria de cosméticos à base de: açaí, pitanga,  andiroba, muru-muru, castanhas etc.
- Artesanato: com peças de madeira, látex, couro, sementes, barro, pedra-sabão, cerâmica, fibras e penas produzindo potes, bolsas, cestos, enfeites.

 Da  região Nordeste, a miscigenação religiosa e cultural dos indígenas, africanos e portugueses gerou:
- Folclore/festas populares: carnaval, festas juninas, reisado ou folia de Reis, de Iemanjá, lavagem do Bonfim; 
- Ritmos/ instrumentos e danças: capoeira, quilombo, frevo, maracatu; berimbau, caxixi, atabaque, reco-reco e pandeiro.
 Artesanato de Recife. Foto: Anita Di Marco 
- Literatura de cordel: pura expressão dos costumes populares e regionais;
- Culinária: bolo de rolo, acarajé, sarapatel, carurú, vatapá, buchada de bode, frutos do mar; frutas como araçá, graviola, seriguela, umbu, buriti, cajá, caja-manga e macaúba, além de quitutes juninos (canjica, pamonha, bolo de milho, cuscuz, pé de moleque, milho assado/cozido, quentão etc.)
- Artesanato, objetos decorativos e utilitários feitos com renda, fibra de coco, sementes, cabaça, madeira, conchas, cerâmica, redes, areia colorida etc.

Procissão do Fogaréu. Pirenópolis, GO.

Do Centro-Oeste, a influência de indígenas, portugueses, bolivianos e paraguaios foi produzindo:
- Festas: cavalhadas, congadas, procissão do fogaréu, Folia de Reis, Festas do Divino e de Nossa Senhora dos Navegantes e romarias do Divino Pai Eterno;
- Ritmos/danças e músicas: siriri, cururu, dança sertaneja, rasqueado e guarânia, entre outros;

- Artesanato: com vime, palha, barro, tecidas em tear manual ou couro e capim dourado;  
- Culinária: pamonha salgada com linguiça, curau, galinhada, peixe na telha, arroz de carreteiro ou com pequi, curau e empadão. Destacam-se os lindos doces, como os feitos pela poetisa Cora Coralina, e  sorvetes deliciosos.


Folias de Reis. Foto: Divulgação
Do Sudeste, as influências indígena, africana, europeia e asiática: 
- Festas: juninas e quadrilhas, comidas típicas, congadas, folias de Reis, do Divino, de Iemanjá, do peão de boiadeiro, réveillon, carnaval;
- Danças/ritmos: bate flechas e ticumbi/congada, ambas capixabas, mineiro-pau (mineira), batuque (umbigada), samba de lenço, capoeira, catira, caxambu, ciranda, congo, fandango, jongo, quadrilha e músicas como samba, bossa nova, chorinho, lundu, pagode e funk.
- Culinária: especialidades como feijoada (carioca), caldeirada e moqueca (capixaba) doce de leite, pão de queijo e queijo fresco (mineiros), pastel e pizza, típicos de são Paulo, e ainda angu, bolinho de bacalhau, bolo de fubá, cuscuz, farofa, feijão tropeiro ou tutu, frango com quiabo, mandioca ou aipim, virado à paulista e cachaça.
- Folclore e lendas: o Sudeste acompanha muitas tradições do Nordeste como o saci-pererê e o lobisomem. Uma lenda urbana de Varginha, sul de Minas, é a do Corpo Seco. No dia dos mortos, os corpos secos se levantam e andam em procissão pela cidade. Deve-se fechar as portas e evitar olhar...(obrigada, tia Vera).
- Artesanato: bordados, tapeçaria, cerâmica, rendas, peças em estanho, barro, latão, palha de milho entre outros. 

Da região Sul: influência e elementos culturais de índios, escravos e imigrantes (portugueses, italianos, alemães, ucranianos, holandeses, japoneses etc):
- Festas: N.Sra dos Navegantes, Ocktoberfest, Festa da Uva, das Flores, da Cerejeira; vaquejadas;
- Danças: das fitas e outras típicas dos imigrantes;
- Culinária: churrasco, barreado, vinho, massas, doces etc.
- Artesanato e costumes: flores, chimarrão, bombacha, poncho e produtos em couro, vime, couro, tricô e renda. 

Tudo isso sem falar dos grandes profissionais e figuras do país que desbravaram e divulgaram nossos conhecimentos e riqueza cultural; sem falar do nosso riquíssimo patrimônio arquitetônico, variado, monumental ou não, construído ao longo da história e, há tempos, pedindo socorro para ser devidamente valorizado e preservado como parte insubstituível de nossa identidade; sem falar de nosso povo valente e lutador que sofre, mas não deixa de lado a solidariedade com os desvalidos; que perde, mas não desiste de lutar; que sonha com um lugar melhor para todos...
 Nosso país é maravilhoso e, um dia, chegará aquele futuro com o qual todos sonhamos, independentemente de raça, cor, credo, escolaridade e classe social, no qual todos se sentirão realizados e plenos, porque seus direitos fundamentais serão, naturalmente, respeitados e garantidos.
Yes, nós temos Brasil!  

Referências:
https://www.todamateria.com.br   
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/ 

5 comentários:

  1. Ah!... fala a verdade, que delícia! Adoro tudo isso, amiga.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela pesquisa e por compartilhar esta cultura maravilhosa que é nossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, querida! Nem me diga, também são minhas festas preferidas... Amo tudo isso e nossa cultura é incrível, mesmo...
      Obrigada por estar sempre por aqui! Beijos
      Anita

      Excluir
  3. Adoro tudo isto também. As cantigas, as parlendas, os trava - línguas , as adivinhas e os brinquedos cantados... Amo.Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, nem me fale… É uma fonte inesgotável de beleza e criatividade... Obrigada por estar sempre por aqui, Ione, mas não se esqueça de assinar seu nome. Um beijo, querida
      Anita

      Excluir