quarta-feira, 10 de julho de 2019

Ecos Imateriais | Caminhar meditando

Estar presente, inteiro. Foto: Anita Di Marco
Hoje, a maioria das pessoas vive em ritmo acelerado, correndo para lá e para cá, sempre pensando na próxima tarefa a ser feita, tentando realizar os desejos impostos por uma sociedade materialista e consumista. Dessa forma, a maioria se sente muito mais cansado do que deveria, mais ansioso, disperso e infeliz. Isso ocorre porque nos desconectamos de nosso centro, de nosso Dharma, de quem realmente somos, de nossa essência.
Como prática efetiva de meditação, como antídoto eficaz contra essa agitação interna e fragmentação, o yoga age levando-nos a um maior entendimento de nós mesmos. Leva-nos de volta à nossa  essência, à retomada do nosso equilíbrio. Conecta o indivíduo com a própria alma independentemente da religião praticada e, através de uma prática consciente, leva-o a perceber suas fragilidades, se fortalecer e se modificar.

Observar, perceber. Foto: Anita Di Marco
Um dos inumeráveis benefícios e  conceitos transformadores que o yoga nos ensina é a capacidade de meditar na ação, aprender a viver o momento. Desenvolve em nós a capacidade de acompanhar nossa ação diária, de direcionar o foco para cada momento da vida, sempre fazendo o nosso melhor; de viver o presente; não o passado, nem o futuro; de concentrar-se na jornada e não no destino; de viver o hoje e o agora, apreciando o momento, sempre único e de valor inestimável. Sim, é um lugar comum, mas verdadeiro: o ontem não existe mais, o amanhã não chegou e o presente é tudo o que temos.    

 Ouvir, ver, sentir. Estar presente. Foto: Anita Di Marco
Para desenvolver esse estado de presença, o praticante precisa focar naquilo que está fazendo, pensando ou dizendo. Ao perceber que se distraiu, com calma e sempre que necessário, é só voltar a atenção para o que está fazendo. Começar a perceber que está disperso já é um bom sinal. Dessa forma, o praticante começa a romper o ciclo de palavras e ações automáticas e superficiais. Quando não está presente, o indivíduo olha e não vê; fala e ouve, mas não escuta; faz, mas não percebe; come, mas não saboreia. Estando presente, pode começar a ficar consciente do que antes era ação mecânica. Tudo muda: as cores ficam mais nítidas, os sons mais definidos, as palavras mais claras, as ações mais cristalinas. Há menos equívocos, menos arrependimentos, menos erros.

Meditação caminhando
Com a prática da concentração, é possível meditar ao realizar ações corriqueiras como lavar, passar roupa, comer, cozinhar, tomar banho ou caminhar. Pode parecer bobagem dar importância a uma coisa tão trivial, mas é justamente a partir das atividades mais simples que se aprende a meditar na ação, a estar presente, consciente do corpo, da respiração, dos pensamentos, sentimentos e atos. Pode-se até escolher a forma de encarar cada tarefa: monotonia, crítica ou gratidão. Qualquer atividade fica mais leve (ou não) a depender da nossa forma de encará-la. 

Meditar caminhando ou caminhar meditando nos dá a oportunidade de diminuir o ritmo, de conectar corpo, mente e respiração. 
O satsanga de encerramento do primeiro semestre de 2019, realizado no dia 10 de julho pelo Espaço DHARMA de Yoga, em Varginha, foi um convite e uma oportunidade para o praticante parar, refletir e praticar o estar presente todo o tempo para reconectar-se com sua essência e encontrar o caminho do meio, o equilíbrio entre o 'ser' e o 'fazer'.  Namastê
Mandalas, símbolos de perfeição e equilíbrio. Foto: Anita Di Marco 
Referências:
Meditação Andando. Thich Nhat Hanh, Petrópolis-RJ:Vozes, 2011  

10 comentários:

  1. Super importante mesmo!
    Trata-se de desenvolver a "presença ", não é Anita? Quando ser torna se estar - ou algo em torno disso.
    Gosto demais do Thich.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, sim, sem dúvida! É o estar presente, um ensinamento antiquíssimo, sempre revisitado sob diversos rótulos.
      Obrigada pela visita e não se esqueça de deixar seu nome da próxima vez. Abraços
      Anita

      Excluir
  2. Lindo o texto... E pra meditar!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, meditar na ação, sempre! Atenção plena, todo o tempo! Obrigada por participar e não se esqueça de deixar seu nome da próxima vez. Abraços
      Anita

      Excluir
  3. O equilíbrio é essencial ao corpo e a mente.Só de ler o seu texto,já nos dá uma sensação boa.Bjo Amiga!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida! Quando li que me chama de "amiga", imagino quem seja, mas não se esqueça de deixar seu nome, da próxima vez! Beijos...
      Anita

      Excluir
  4. Sempre tento fazer isto ao pedalar. É difícil, mas tento. Lendo isto acalmei
    ambém. Muito bom para ler e reler sempre. Bjs
    Ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pedalar também é uma ótima forma de meditar, sempre com atenção no momento, no caminho, no ar que bate no rosto, na paisagem, nos cheiros, nas sensações.... Que bom que vc já aplica isso! Obrigada, querida! Beijos
      Anita

      Excluir
  5. Que lindo Anita amei!
    Rita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei que posso sempre contar com sua opinião, ainda que fora do blog. Obrigada, bjs
      Anita

      Excluir