sábado, 5 de outubro de 2019

Ecos Culturais| História em Quadrões

 Meus filhos aprenderam aqui em casa, desde cedo, o valor da leitura. Aliás, tenho uma biblioteca de peso, ocupando vários cômodos da casa, além das estantes no meu escritório. Desde criança, sempre li muito e ficava horas sentada, lendo contos de fada, fábulas, Monteiro Lobato, conhecendo o mundo com a turma do Pica-pau Amarelo e viajando 'nas asas da PanAir'. 
Depois, como tradutora, passei a ler muito mais, seguindo à risca os conselhos da querida professora e tradutora Lia Wyler (1934-2018), muito respeitada por sua postura profissional, e conhecida, sobretudo pelos mais jovens, pela admirável tradução dos livros de Harry Potter. Lia dizia que o tradutor deve ser interessado, curioso, desconfiado, ter bom senso, ler muito e de tudo - de jornais/ revistas a clássicos da literatura, de palavras cruzadas a bula de remédios, de anúncios a rótulos de produtos. Um dia, dizia ela, tudo pode ser útil ao tradutor curioso.

Como meus filhos viam que eu lia muito, sempre queriam me acompanhar. Era praxe comprar livros infantis e gibis para eles. A turma da Mônica (e seu infalível coelhinho) eram figurinhas constantes aqui em casa. Aliás, não sei bem o motivo, um amigo me apelidou de 'Mônica', sugerindo que eu era muito brava... Simpático o apelido, mas pura intriga! Juro que nunca dei coelhadas em ninguém! 
Enfim, quando fiquei sabendo de uma certa exposição chamada História em Quadrões, relacionando as famosas tirinhas da Turma da Mônica com obras de arte, na Pinacoteca de São Paulo, levei filhotes e sobrinhos para ver a mostra. É claro, eu me diverti como ninguém, talvez mais do que os pequenos.

A exposição trazia personagens de Maurício de Souza nos trabalhos de grandes pintores e escultores: Mônica-Lisa, Cebolinha Pensador, Tocador de Pífaro, Chico Bento Lavrador de Café e por aí vai...  Da Vinci, Portinari, Van Gogh,  Renoir, Anita Malfatti, Degas e tantos outros artistas eram apresentados às crianças de forma lúdica e inesquecível... Educação e cultura da melhor qualidade!  
Tudo começou com o interesse de Maurício de Souza em obras de arte. Daí para colocar a turminha naquelas obras foi um passo. Começou a pesquisa e, alguns anos depois, a Turma da Mônica saiu dos quadrinhos e entrou nos quadrões. Em 2001, era lançado o livro História em Quadrões.  
Olá, Maurício. Crédito: divulgação/Mauricio de Sousa
Imaginem então minha alegria ao saber que uma mostra foi montada em São Paulo para celebrar os 60 anos de carreira do criador da Turma da Mônica. Algumas obras novas da História em Quadrões fazem parte da exposição.   

A mostra 'Olá, Maurício' vai até dezembro deste ano, no Centro Cultural Fiesp, na Av. Paulista, em São Paulo. Imperdível para todas as idades.   


Referências:

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada, mas não se esqueça de deixar seu nome após a mensagem. Abraços
      Anita

      Excluir
  2. Que época inesquecível. Também temos doces.recordações dos livros de Monteiro Lobato, etc e dos Gibis que até hoje meus irmãos colecionam. Quero ir nesta exposição. Vamos? Obrigada por me levar nesta viagem com o Maurício de Souza. Sou fã dele. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou, com certeza! Ja está anotado, só não sei quando. A gente combina, beijos, querida
      anita

      Excluir
  3. Sempre admirei a Turma da Mônica, quadrinhos inteligente, divertido e bem brasileiro. Até hoje leio ( qdo acho uma revistinha perdida aqui em casa), e me pego rindo feito bobo...


    J Mario

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma leitura simples, divertida, pura, e criança mesmo. ele sempre se inspirou nos filhos, observando-os... Que dom, né? Veja se consegue ir na exposição com a filhota... Abraços
      Anita

      Excluir
  4. O Mauricio de Sousa finalmente assentiu em redesenhar os personagens dos livros do Monteiro Lobato. Ele confessou que os livros deste autor maravilhoso povoaram sua infância também. E o iniciaram na vida irresistível da literatura. Parabéns pela escolha do tema. Bjs
    Ione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade.... E a simplicidade dos traços e das histórias são admiráveis... beijos, meu bem. Obrigada
      Anita

      Excluir
  5. Mais um grande texto e informativo, como semprei. Tanto que estou muito interessado em ir. Obrigado, Anita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Guilherme, não deixe de ir. Você adora viajar e é uma boa pedida. Quando for, me avise que faço um roteiro... bjs
      Anita

      Excluir
  6. Maurício de Souza sempre atual. Avós, filhos e agora os netos vivendo ótimos momentos com a obra dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, ger4ações se beneficiando, lendo e aprendendo. Amém! abraços
      Anita

      Excluir