Avis, PT. Cartaz 100 anos de Saramago |
Humanista ao extremo, suas obras são ensaios filosóficos sobre a vida e o viver, sobre a mesquinhez e a grandeza da humanidade. Suas personagens centrais são femininas: mulheres fortes, solidárias, por vezes sozinhas, mas sempre resilientes, corajosas, lúcidas. Elas, as personagens femininas, nos ensinam a abrir os olhos e acordar, a não desistir e seguir em frente, a enxergar o outro e agir com o coração.
Ele tinha uma escrita inconfundível, inusitada, direta e nada convencional. Por isso, a leitura pode ser difícil para um leitor não acostumado com seu estilo, mas no começo, só no começo. Depois das primeiras dez ou vinte páginas, o leitor descobre uma escrita apaixonante e se perde no universo intimista de Saramago.
Para comemorar a data, a Fundação Saramago fez várias parcerias para uma série de eventos aqui e em Portugal. Coordenadas pela jornalista espanhola Pilar del Río, presidente da Fundação e viúva do escritor, as parcerias envolvem o Museu da Língua Portuguesa, a Biblioteca Mário de Andrade, o Sesc e a Companhia das Letras, só em São Paulo. Seminários e discussões várias com outros autores, exposições, reedições de seus livros, tudo para homenagear o único ganhador do prêmio Nobel de Literatura em língua portuguesa. Mas eu já lia Saramago bem antes do Nobel, porque com ou sem prêmio, para mim ele é brilhante.
Em outras palavras, desde sempre, a Literatura vem em nosso socorro com seu poder de desenvolver ou consolidar em nós conhecimento, pensamento crítico e empatia, a capacidade de sentir sem, necessariamente, estar vivendo aquelas situações mostradas. Viva Saramago! Viva a Literatura!
Referências
https://www.josesaramago.org/centenario/
https://istoe.com.br/saramago-centenario/
https://blog.saraiva.com.br/jose-saramago/
https://aterraeredonda.com.br/jose-saramago-a-dimensao-politica/
A escrita dele é diferentona mesmo. Mas é isso mesmo, só no começo a gente estranha. Depois que entramos na história o texto flui super bem. E como é rica a língua portuguesa! Viva Saramago! 👏👏👏
ResponderExcluirDaniel B. Ortega
Vivaaa!!!!
ResponderExcluir