quinta-feira, 1 de setembro de 2022

Ecos ArquitetônicoS | Museu Paulista é reaberto

Novo Museu do Ipiranga. Divulgação
Depois de nove anos em obras, será reaberto o Museu Paulista, também conhecido como Museu do Ipiranga,  que, desde 1963, é administrado e pertence à Universidade de São Paulo (USP). A reabertura será no dia 07 de setembro de 2022, em comemoração aos 200 anos de Independência. Mas dia 07, as portas só estarão abertas, com justiça, para escolas públicas, trabalhadores da obra e suas famílias. No dia 08, será aberto ao público em geral. As obras incluíram restauração dos jardins e do edifício original, construído entre 1895-1890 e tombado nas três esferas públicas, e a construção das novas instalações.

No edifício histórico, as (especializadas) obras de conservação incluíram limpeza da fachada, tratamento de trincas, recuperação dos ornamentos, pisos, esquadrias, vidros e da pintura original do século 19, além das instalações de iluminação, climatização e segurança. A nova área de ampliação, subterrânea, vai dobrar a área construída do museu, oferecendo salas administrativas, laboratórios, espaços para exposições temporárias, auditórios, café e livraria, tudo com acessibilidade. O museu vai ter os mesmos recursos dos mais modernos museus do mundo. Os jardins também foram recuperados, novo paisagismo, iluminação pública modernizada e fonte central reativada. O vídeo divulgado pela Rede Bandeirantes de SP  mostra o estado das obras no início de agosto de 2022. A obra passou dos R$ 200 milhões, divididos entre recursos da Lei Rouanet, governo do Estado de São Paulo, a Fundação USP e o patrocínio de 23 empresas parceiras.

O projeto de recuperação, premiado em concurso nacional de arquitetura, promovido pela USP em 2017, é do escritório H+F Arquitetos, coordenado pelos arquitetos Paulo Hereñu e Eduardo Ferroni. A expografia é das arquitetas Ana Paula Pontes e Anna Helena Villela.

A proposta inicial é que, com os novos serviços, o Museu passe a ser um ponto muito mais visitado do que no passado, muito além daquela única visita obrigatória feita, em geral, por escolas. Já preciso agendar a minha. Vida longa ao novo Museu do Ipiranga!

Referências

http://www.jornaldocampus.usp.br/index.php/2022/05/reabertura-do-museu-ipiranga-gera-alta-expectativa-no-publico/

https://revistarestauro.com.br/a-preparacao-do-museu-do-ipiranga-para-o-bicentenario-da-independencia-em-2022/

https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2022-05/sao-paulo-entrega-nova-etapa-de-restauracao-do-museu-do-ipiranga

https://www.youtube.com/watch?v=svL8EiaEGH8 

https://anitadimarco.blogspot.com/2019/11/ecos-arquitetonicos-museu-do-ipiranga-1.html 

https://anitadimarco.blogspot.com/2019/11/ecos-arquitetonicos-museu-do-ipiranga-2.html

8 comentários:

  1. Bem merecida a recuperação do Museu.

    ResponderExcluir
  2. Viva os museus brasileiros! Que sejam melhor conservados depois de tantos desastres de má gestão. Até hoje fico indignado com o que houve com o Museu Nacional no Rio de Janeiro! Beijão!
    Daniel B Ortega

    ResponderExcluir
  3. Quero muito voltar ao Museu!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns ao Museu do Ipiranga! Recuperar e preservar a nossa história é importante demais.

    ResponderExcluir
  5. Anita, ótimo texto para o reconhecimento de uma obra tão importante para nós brasileiros paulistas!!!

    ResponderExcluir