sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Ecos Urbanos | Memória e porvir

Goiás, GO. Foto: Anita Di Marco
Aveiro, Portugal. Anita Di Marco

Quando se fala em paisagens, naturais ou construídas, fala-se em natureza, em arquitetura e urbanismo, em engenharia, em técnica, em espaços. Fala-se em elementos que povoam nosso cotidiano desde a época dos primeiros assentamentos humanos: apoio, abrigo ou conexão; praças, edificações, conjuntos, pontes, estradas, urbanismo, cidade. Fala-se de presente e futuro, mas também de passado, já que é inevitável associar lembranças e memórias aos lugares por onde passamos e circulamos, às edificações e espaços onde nascemos, brincamos, crescemos, trabalhamos. 

Parque, Caxambu.Foto: Anita Di Marco
Piso drenante. Divulgação

Em suma, o cenário urbano, conformado pelas edificações e pelo o espaço, público ou não, entre elas, é o que emoldura a vida cotidiana. Memórias, fatos e lembranças, no mais das vezes, estão associados a algum lugar, mas nem sempre tal associação é consciente. Vivemos como se flutuássemos, sem perceber o mundo físico e real à nossa volta, sem perceber nosso papel e nossa responsabilidade nesse cenário. Porém, é aí que espaço, tempo e ação se misturam.

Varginha. Foto: Anita Di Marco
São Paulo. Foto: Divulgação

Criamos e somos corresponsáveis não só pelas nossas casas, mas também pelos espaços onde circulamos, pelas cidades onde vivemos. A forma de tratar nossa casa importa, logo, a forma de  tratar nossa cidade importa. Importa o modo como vemos, agimos e lidamos com esse palco da vida cotidiana. Essa forma de agir gera consequências para nós, para nossa saúde física, emocional e mental. Cuidar da nossa casa é tarefa individual, mas cuidar da nossa cidade é tarefa coletiva. Você trata sua cidade como sua casa maior, como uma sala de estar coletiva, um refúgio, um cenário onde você pode desempenhar, a contento, seus diversos papeis ou como território de ninguém? 

 Arquitetura Hostil. Divulgação
Ciclovia, São Paulo. Divulgação

É preciso reaprender a arte de ver, identificar, nomear, mudar e cuidar desse organismo vivo que é a cidade. Podemos mudar cada uma delas para o bem comum. Se cada um cuidasse bem de sua cidade, se a encontrasse sem lixo, sem vandalismo, sem insegurança, sem exclusão... Uma beleza!

Cuidados. Foto: Divulgação

Cada cidade é especial e alguns sortudos conseguem ter mais de uma – o lugar onde nasceram, o lugar onde moram, estudam e/ou trabalham. Esse qualificativo “especial” só é alcançado graças ao olhar amoroso de quem vê a cidade como sua e se vê como corresponsável --- seja morador, estudante ou visitante esporádico. Convido-o, então, caro leitor, a olhar para sua cidade - construções, ruas, espaços livres, horizontes -- com outro olhar, um olhar de curiosidade, de interesse, respeito, amorosidade e, sobretudo, cuidado. Convido-o a “saber ver”, a reaprender a olhar e a cuidar, porque o futuro as aguarda. Nós não estaremos aqui, mas nossos descendentes, sim!   

19 comentários:

  1. Belo texto… nutre o que demandamos… nos chama a não fraquejar … e saber enxergar e a cuidar do dentro e fora de nós!!! 👏👏👏👏👏👏 obrigada !!! IsaRe

    ResponderExcluir
  2. Feliz domingo, cara confreira

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, Anita! seu texto vem a propósito. Moro atrás do Allianz Parque.
    Onde há filas gigantescas para os shows.
    Era bastante tranquila esta rua até que começaram a acontecer esses fenômenos de bilheteria.
    Havia uma praça na mesma rua.
    Tudo foi tomado pela multidão barulhenta que se reúne a partir das 10h00 e só acalma quando abrem os portões. Por volta das 17h00. Na saída, felizmente já estou dormindo.
    Era uma vez uma rua tranquila na Água Branca, São Paulo, SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O planejamento urbano tem que entender e respeitar mais o todo, além de buscar critérios mais humanos, sem priorizar apenas a entidade "mercado"

      Excluir
  4. Sou uma destas pessoas sortudas que têm mais de uma cidade pra chamar de “minha”. Sou de SP, adotei Brasília, amo Camberra e estou flertando com Edimburgo, em todas eu deixei uma marca todas me marcaram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joana, querida, só podia ser vc ... Também tenho algumas cidades preferidas e que me marcaram..... Sorte nossa, né? ,Sempre cuidando das nossas cidades .. beijos

      Excluir
  5. Muito bom Anita! Precisamos mudar a mentalidade por aqui!

    ResponderExcluir
  6. Pois é, Anita, ando buscando uma cidade pra minha velhice, onde plantar árvores seja uma rotina e onde cada um busque cuidar e reduzir o seu lixo e onde os vizinhos também cuidem do seu. Zé Marcelino.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Civilidade, respeito ao meio ambiente, à natureza e ao outro. Boa sorte, Zé. Abraços

      Excluir
  7. Texto muito potente; nos faz pensar nossa relação com as cidades, nossa responsabilidade coletiva e individual com cada casa que nos cabe habitar.

    ResponderExcluir
  8. Minha cidade é a casa onde memórias habitam e meu coração, com afeto, bate. ( Lilian Confe)

    ResponderExcluir
  9. Preocupo-me com minha cidade! Como ela estará daqui a 10 anos? Questiono sobre o que é "progresso"? O que é crescimento harmônico? Será que teremos qualidade de vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poisé, se a gente não começa desde criança, a tendência é aumentar o individualismo e, aí, a qualidade de vida nas cidades e no espaço público, que é de todos, pode piorar ainda mais né? Hello, professores!!!!!

      Excluir
    2. Poisé, se a gente não começa desde criança, a tendência é aumentar o individualismo e, aí, a qualidade de vida nas cidades e no espaço público, que é de todos, pode piorar ainda mais né? Hello, professores!!!!!

      Excluir
    3. Com certeza, Teresa, não teremos. Quiçá cuidássemos de nossa cidade e da Terra, como cuidamos de nossa casa, não acha Anita?

      Excluir
  10. Parabéns pelo grande texto, Anita! O lugar, o espaço físico... o que seria de nós de não fosse o espaço que ocupamos... sim é a nossa vida e devemos olhar e agir com muito mais cuidado!
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me diga, Valquíria.... Quando será que aprenderemos isso desde pequenos, em casa, na escola, no parque????? Abraços

      Excluir