quinta-feira, 2 de novembro de 2023

Ecos Imateriais | Saudade, a quase presença...

Quantas vezes você já ouviu dizer que saudade é um termo só nosso, belo e intraduzível. Bobagem! Talvez não exista como uma palavra tão linda (para nós), mas qualquer ser humano  sente, sabe o que é e como expressar esse sentimento. Até os animais... basta ver a reação do seu bichinho de estimação quando você se ausenta de casa por muito tempo... Há vários tipos de saudade – a saudade de outros tempos da nossa vida, de quando éramos jovens, estudantes e sem tantas preocupações e contas para pagar, de quando morávamos na casa de nossos pais, de quando nossos filhos eram pequenos, do abraço de nossa mãe, do cheiro da comida da avó, de algo simplesmente indefinível e ainda aquela doída, o luto,  pela ausência de alguém que já se foi, uma saudade que poderia ser confundida com uma "quase presença dos ausentes".  

Sentir saudade é natural e inevitável, mas sobretudo no caso do luto é preciso vivenciar a perda. O que não se pode,  em prol do nosso e do equilíbrio daqueles que nos rodeiam, é ficar apegado a um sentimento de dor e revolta, pois, nesse caso, estaremos nos afundando, contagiando o ambiente e impedindo o ser amado de seguir seu caminho, pois ele sente nosso estado de espírito. Ao viver em permanente estado de revolta, a pessoa rejeita o presente e, aí, a saudade se transforma em distanciamento da família, dos amigos e do convívio social. É hora de acender a luz de alerta e recorrer à ajuda profissional. E é sempre oportuno lembrar que estamos aqui de passagem, por isso a importância de ter equilíbrio, paz de espírito e uma vida plena, feliz, sem arrependimentos...

 O fato é que a saudade, em geral vista como sentimento negativo, não precisa ser assim. A psicologia a vê como um sentimento que também pode ser bom, que impele o indivíduo a fazer esforços no sentido de retomar situações, reencontrar pessoas e curar feridas.  O que vale, então, é agradecer o tempo de convivência e seguir adiante honrando a lembrança e o legado daquele que partiu antes de nós. Com o tempo, a saudade fica mais leve, menos doída, mas nunca deixará de existir, porque os seres amados têm lugar especial no nosso coração e nós, no deles, porque o amor cria laços indissolúveis. Para quem acredita na continuidade da vida, é um consolo saber que eles serão recebidos por outros queridos que partiram antes e que, um dia, no tempo adequado, voltaremos a nos encontrar. 

Todos nós tivemos, temos e ainda teremos alegrias, tristezas; iremos celebrar conquistas e lamentar perdas.  Tudo isso faz parte da vida. Então, permita-se viver a saudade, chore, mas não se deixe dominar pela dor e faça o seu melhor no tempo que lhe resta. O tempo passa rápido e, enquanto seguimos viagem, é preciso valorizar os momentos e as pessoas próximas, porque, assim como o tempo, o trem não volta e nós não sabemos quando nossa estação chegará... Mas se vivermos dessa forma, quando ela chegar, partiremos sem arrependimentos e de coração tranquilo.

21 comentários:

  1. Muito obrigado pelo que vc escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Claudio, por comentar. Mesmo as verdades doídas são verdadeiras, certo? Abraços

      Excluir
  2. Esse texto sobre saudade faz-me lembrar a obra da dra.
    Rosa Claudia Quintana entitulada "A morte é um dia qie vale a pena viver"

    ResponderExcluir
  3. Fantásticas palavras. Não podemos esperar o fim da vida para curtir o aqui agora!

    ResponderExcluir
  4. Que lindo, obrigado por compartilhar Anita.

    ResponderExcluir
  5. Brigada pelas palavras, querida. Como você pode imaginar, caíram como uma luva neste momento. Saudade gigante, tentando retomar a rotina e me ocupar. beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante que até compartilhei no Facebook. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom Anitinha! Lembranças boas fazem parte de nossos corações. Os que já se foram ,só estão do outro lado.Bebel

    ResponderExcluir
  8. Os átomos de carbono que compõem nosso corpo, com certeza já fizeram parte de outros seres vivos e o ciclo se repetirá qdo batermos as botas... Zé

    ResponderExcluir
  9. Ler esse texto me deu saudades de tantas coisas. Adorei!

    ResponderExcluir
  10. Anita, linda e verdadeira reflexão! Saudade poderia ser sinônimo de gratidão pela vida que, apesar de nos roubar pessoas e momentos , também nos presenteou com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, e é isso que não podemos esquecer, o privilégio da convivência! Abraços

      Excluir
  11. Nossa , Anita, você é um manancial de textos lindos!.
    Sim, as saudades significam o amor que graças a Deus sentimos dos que se foram. E que bom que há essa saudade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida... Os tempos atuais pedem inspiração e recolhimento... Abraços

      Excluir
  12. Leve , verdadeiro o texto . Anita obrigada.
    os sentimentos fluem através das tuas palavras e nos mostram a naturalidade da morte de algo, de tudo que nos cerca…bjs IsaRe

    ResponderExcluir
  13. Que delícia de texto. Saudades de vc mocinha na fau . Cabelos pretos ao vento sempre compenetrada. Nem sei como te conheci.
    Mas vc é inesquecível. Saudades de vc


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que mensagem gostosa! Cabelos pretos só vento hoje viraram grisalhos e bem curtinhos. Mas vc não se identificou. Quem é? Abraços

      Excluir
  14. A dor do luto é um processo solitário, se não nos permitirmos continuar, realmente nos afastamos e o sofrimento só aumenta.

    ResponderExcluir