A semana começou com uma baita ressaca mental depois de um final de semana intenso com dois eventos de peso: a V JOTA- Jornada de Tradução e Adaptação da USP e o PROF 2023 - Simpósio Profissão Tradutor. No mais das vezes, participo de forma presencial desde a primeira edição dos dois eventos. Este ano não deu e acabei ficando com a forma virtual mesmo. Depois de estudar a programação e destacar o que mais me interessava, fiquei pulando de um site a outro, assistindo às apresentações: palestras, mesas-redondas, comunicações, painéis. Só posso dizer que o final de semana foi muito rico, com muito material para reflexão. Fiz até uma excelente oficina sobre tradução e oralidade, dentro da V JOTA, com as professoras Solange Pinheiro e Ana Lúcia Kfouri, ambas da FFLCH-USP. Muita coisa para pensar, estudar e melhorar!
Em geral, assisto às palestras no computador e durante os eventos, como uma escriba, vou anotando tudo o que me interessa das diversas falas. Depois, como sempre faço, organizo o material que consegui absorver. Assim, ao me organizar, acabo revendo tudo o que ouvi e destacando materiais para pesquisa e reflexão posterior. Foi sempre assim, com todos os cursos que fiz - na faculdade, na pós-graduação, nos cursos de especialização, nos congressos, nos cursos de línguas... Sou uma nerd, podem dizer... mas é assim que aprendo: ouvindo com atenção, anotando e, depois, organizando, corrigindo minhas anotações e separando o que vale para refletir e levar adiante. Agradeço aos organizadores @FFLCH-USP e @Ana Julia Perrotti-Garcia, e à internet por esses encontros, coisa que não seria possível há alguns anos.
Referências
Também sigo esse método, pensei que só eu era a escriba.. excelente o compartilhamento do método , bj.
ResponderExcluirSempre falei isso para meus alunos, mas a moçada tem outros métodos ....nos tempos....obrigada por comentar....
ExcluirLindo de mais parabéns Nitinha vivendo eaprendemndo
ResponderExcluirFico até pensando quem me chama de Nitinha.... Quem me chama assim me conhece e sabe que vou estudar e aprender até mais não poder (até rimou!)
ExcluirPor isso você tem esta riqueza de conhecimento! Aprendo muito com você, Anita!
ResponderExcluirAh, Tereza, bondade sua.... Vc também é estudiosa e seríssima no que faz....grande abraço...
ExcluirFoi mesmo frutìfero!👏🏽👏🏽👏🏽 Realmente tem sido uma benção esse acesso hoje possibilitado pela internet. Do contrário, seria difícil também ler seu lindo blog. Beijão
ResponderExcluirMuito legal, foi bem frutífero! 👏🏽👏🏽👏🏽 (telma)
ResponderExcluirQue lindo Nitinha
ResponderExcluirAlém da ampliação dos próprios conhecimentos, ao lê-la ampliamos os nossos. Obrigada, Anita! (Liluan Conde(
ResponderExcluir🙏❤️
ExcluirVivendo e aprendendo com voce
ResponderExcluirBem legal a forma gostosa de compartilhar uma das tuas formas de apreender . E nós agradecemos a tua disciplina e o aprendizado compartilhado ... (IsaRe)
ResponderExcluir🙏❤️
ExcluirAnita o desejo de aprender junto com a maneira como organiza o conhecimento adquirido, só enriquece seu repertório.
ResponderExcluirParabéns Anitinha! Sempre bom adquirir os conhecimentos e estes você nos passa com alegria.Bebel
ResponderExcluir🙏❤️
ExcluirÉs muito especial e iluminada, uma queridona que partilha conhecimento com sabedoria. Gratidão Anita
ResponderExcluir