quinta-feira, 6 de junho de 2024

Ecos Imateriais | Qual a melhor religião? (1/2)

Imagem: https://plenarinho.leg.br/jpg

Perguntinha capciosa, não? Abaixo, algumas respostas certeiras. A primeira foi narrada pelo teólogo franciscano, professor e escritor Leonardo Boff (1938), ao citar um diálogo que manteve com o Dalai Lama (1935), líder religioso do Tibete, em um evento ecumênico. Em dado momento, quando estavam conversando, o teólogo perguntou: — Sua Santidade, qual é a melhor religião?

Este sorriu e respondeu: — A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus, do Infinito. É aquela que te faz melhor. 

Não satisfeito, Boff continuou: — O que me faz melhor? 

O líder tibetano concluiu: — Aquilo que te faz mais compassivo. 

.-.-.-.-.-.-.-.

 

A segunda resposta vem do líder espiritual indiano Sathya Sai Baba (1926-2011), que sempre defendeu a linguagem religiosa universal. 

— Todas as religiões têm ensinado o que é bom para a humanidade.   A religião deveria ser praticada com essa consciência. Se as mentes são puras, como pode a religião ser ruim? É um sinal de ignorância considerar uma religião como superior e outra como inferior, e desenvolver diferenças religiosas sobre essa base. Os ensinamentos de todas elas são sagrados. As doutrinas básicas são fundadas na verdade. A verdade do Espírito é a essência das religiões, a mensagem de todas as escrituras é a base de todas as metafísicas.... Quando as diferenças entre as religiões forem abandonadas, o amor se desenvolverá em você.

.-.-.-.-.-.-.-.

A terceira é do teólogo e terapeuta francês Jean-Yves Leloup (1950). Ele mesmo pergunta e responde: 

O que separa uma religião da outra? Creio que é a ignorância, junto com a vaidade e o desejo de poder. Quando você conhece o outro, você o respeita. Se não há desejo de poder, há lugar para todos. Em um canteiro de flores há lugar para as azuis, brancas, amarelas... e todas elas crescem em direção à luz.

 

 .-.-.-.-.-.-.-.

E a quarta é apenas uma frase do líder e ativista indiano Mahatma Gandhi (1869-1948), ao dizer que "as diferentes religiões são caminhos diferentes que convergem para o mesmo ponto."   

 .-.-.-.-.-.-.-. 


Para bom entendedor, meia palavra basta. No entanto, ao que tudo indica, não temos sido bons entendedores. Mas, quem sabe, se seguirmos o velho ditado que diz "água mole em pedra dura..." a gente consiga fazer as pessoas entenderem que todas as religiões levam ao mesmo ponto e que ninguém se salva sozinho, porque o trabalho é individual, mas o resultado é coletivo. 

 

Referências

https://www.pensador.com/autor/leonardo_boff/

https://periodicos.pucminas.br/index.php/interacoes/article/view/6726

https://www.sathyasai.org.br/sai-baba-fala-sobre-si-mesmo

https://www.infoescola.com/filosofos/jean-yves-leloup/

14 comentários:

  1. Le diversita' dei popoli e le loro religioni libere professate dovrebbero portare ad una sola cosa la pace e la fratellanza tra i popoli ecc...ecc..dove questo non si verifica è solo fanatismo.Un abbraccio

    ResponderExcluir
  2. Raquel Aguiar Stopiglia8 de junho de 2024 às 16:31

    Adorei!! Vc sempre me surpreende em cada texto que vc publica.
    Parabéns querida amiga.

    ResponderExcluir
  3. Raquel Aguiar Stopiglia8 de junho de 2024 às 16:34

    Querida amiga , vc me surpreendeu a cada texto que vc publica.
    Adorei!
    Todos deveríamos pensar Único.
    DEUS.
    SIMPLES. ASSIM
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, e parece tudo tão longe, tão distante... Obrigada, Raquel, bjs

      Excluir
  4. Aqueles que entendem a religião como poder para manipular as massas não são pessoas de fé. Poder e fé são como água e óleo, mas as massas não sabem...

    ResponderExcluir
  5. Comungo essa afirmação de que todas as religiões levam para o mesmo fim! Amo Leonardo Boff( sou fã kkk)! Tenho livro autografado e até foto com ele!

    ResponderExcluir
  6. Excelente minha amiga, as vezes quando quero ter um contato mais próximo com o divino, medito, isso me faz melhor.

    ResponderExcluir
  7. Importante te texto_ / j.campos

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito do "trabalho é individual, mas o resultado é coletivo. " É pra se levar com a gente e dividir com os outros! abs Anita!

    ResponderExcluir
  9. Leonardo Boff é demais! Ainda bem que ainda está entre nós. Quando se for, vai fazer falta... mas fica sua sabedoria.

    ResponderExcluir
  10. Oi Anitinha! Seu texto realmente nos surpreende pela qualidade do assunto.Gostei demais dos questionamentos e respostas de todos.Acho que todas religiões praticadas com inteligência e respeito nos leva a um só caminho.Bebel

    ResponderExcluir