quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Ecos Culturais | Ecos de Oneyda Alvarenga em Campanha

Oneyda Alvarenga, foto entregue a Mário de Andre, seu professor, mentor, amigo e padrinho de casamento.

 Após passar por Varginha (UNIFAL e Unifenas), Alfenas (Unifenas) e Poços de Caldas (Museu Histórico e Geográfico), a mostra ‘Oneyda Alvarenga & Eu. Seu tempo, sua busca, sua obra’, exposição inaugural do Projeto|Nômades: Circuito Cultural de Exposições Ela, Ele & Eu, continua atraindo olhares e despertando questionamentos. Agora, a mostra será montada em Campanha, dentro da programação da Semana UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, de 21 a 26 de agosto 2017. 

A Semana UEMG é um evento de extensão e divulgação da Universidade do Estado de Minas Gerais, em todas as suas unidades, com diversas atividades como palestras, debates, workshops, exibição de filmes, apresentações musicais e outros eventos envolvendo professores, alunos e convidados. O evento se propõe a consolidar a ampliação do direito à produção e ao acesso à arte e à cultura da população, em geral, sobretudo aquela do interior do Estado. Além da exposição sobre Oneyda Alvarenga, a unidade de Campanha inclui inúmeras oficinas, rodas de conversa e a apresentação de um grupo indígena das proximidades.    

A exposição ‘Oneyda Alvarenga & Eu. Seu tempo, sua busca, sua obrafoi idealizada pela arquiteta e tradutora Anita Di Marco e pela artista visual e fotógrafa Vanessa CTReis, em 2015, a partir da leitura do livro À Outra Margem (2014), peça de teatro de autoria de José Roberto Sales, psicólogo, historiador e presidente da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências (AVLAC). Na delicada peça, Oneyda Alvarenga (1911-1984) é retratada em diálogo com a artista plástica Aurélia Rubião, na sala de visitas da pintora na cidade de Varginha, em 1945, ano da morte do amigo comum, Mário de Andrade. A mostra, portanto, é uma homenagem à etnomusicóloga, pesquisadora, folclorista e poetisa mineira que, através de sua busca, seu esforço e seu trabalho, deixou uma obra fonográfica basilar para a construção da identidade cultural brasileira. Figura indissociável da de Mário de Andrade, de quem foi pupila, amiga e colaboradora, Oneyda Alvarenga empresta seu nome à Discoteca Pública Municipal de São Paulo da qual foi diretora desde sua fundação, em 1935, até sua aposentadoria em 1968. A Discoteca Oneyda Alvarenga localiza-se, hoje, no Centro Cultural São Paulo, na capital paulista.
Imagem: http://www.goma-laca.com/radio-goma-laca-01-a-discoteca-oneyda-alvarenga/
Ouça aqui um pouco sobre a Discoteca Oneyda Alvarenga, no CCSP, e a música De Papo pro ar, em disco de 78 rotações, digitalizado pela Discoteca.

A proposta das curadoras e idealizadoras do Projeto|Nômades: Circuito Cultural de Exposições Ela, Ele & Eu é promover a formação e o resgate cultural do cidadão através da recuperação e divulgação, em maior escala, da obra de personagens-chave da nossa cultura. Assim, o ‘EU’ do título é o visitante/observador, figura essencial do projeto. O propósito é oferecer-lhe um estímulo inicial para fazê-lo refletir, repensar e construir sua própria linha do tempo. Mais ainda, buscar despertar seu prazer pelo aprendizado, pelo exercício da cidadania, pelo pensamento crítico e pela atitude aberta de inserir o novo e o diferente em seu cotidiano. Sem um questionamento do observador sobre sua própria atuação na construção da sociedade, um dos objetivos principais do projeto não será alcançado.   

Graças ao apoio e aos contatos da Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências, por meio de seu presidente, José Roberto Sales, a mostra tem sido montada em várias cidades de Minas Gerais e tem recebido menções elogiosas de escolas, dos visitantes e da mídia em geral.  Apoiadas pela Academia, as idealizadoras estão sempre à procura de novos patrocínios para futuras exposições sobre personagens que valorizam e enriquecem nossa identidade e nossa cultura. 
 

Evento:
Exposição: Oneyda Alvarenga & Eu - Seu tempo, sua busca, sua obra. 
Realização: Projeto|Nômades: Circuito Cultural de Exposições Ela, Ele & Eu.
Onde: UEMG - Universidade do Estado de Minas Gerais, Campanha.
          Praça Dom Ferrão, 167 – Centro, Campanha- MG
Quando: De 21 a 26 agosto 2017, das 14 às 18 horas.
Concepção, Curadoria e Realização: Anita Di Marco & Vanessa CTReis
Pesquisa: José Roberto Sales
Chancela: Academia Varginhense de Letras, Artes e Ciências – AVLAC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário