terça-feira, 26 de março de 2019

Ecos Urbanos | Marcha das Flores - Brasília

 Brasília e a Catedral. Imagem Anita Di Marco, 2014
 Hoje, trago um filme curto do amigo, arquiteto, professor aposentado e pesquisador sênior da Universidade de Brasília, autor de vários livros e, agora, também de mais de meia centena de filmes: Frederico Holanda. Nascido em Recife, Brasil (1944), ele se formou arquiteto pela Universidade Federal de Pernambuco e é Doutor em arquitetura (Universidade de Londres, 1997).
Mora em Brasília, cidade que o acolheu há décadas e, desde então se emociona com a cidade, apesar de suas contradições e impasses. Defende-a como um verdadeiro filho da terra, embora nem por isso, deixe de ver seus problemas. 

Depois de anos lecionando, escrevendo e publicando, há pouco mais de cinco anos, decidiu-se também a divulgar em vídeo a cidade que ama. Seus filmes têm o olhar delicado e atento ao entorno, mas também aos detalhes, à tradição, às pessoas e à ação solidária. Aquele olhar que busca descobrir e trazer à luz detalhes nem sempre percebidos; aquele olhar que, além das lentes, descortina um tempo sem tempo. Alie-se às imagens, o bom gosto musical do arquiteto que enriquece os filmes, mostrando-nos que urge apreciar a beleza, enquanto podemos...

Aproveitando ainda o mês em que se comemora o Dia da Mulher e a luta contra a violência às mulheres, em geral, o filme aqui apresentado é “Marcha das Flores”, rodado em maio de 2016, tendo como pano de fundo a Praça dos Três Poderes e a Esplanada dos Ministérios. A trilha sonora musical, conhecida e preciosa, sempre me leva às lágrimas e já faz parte do blog Anita Plural: Maria, Maria de Milton Nascimento (aqui) e Gracias a La Vida, de Violeta Parra, por Mercedes Sosa (aqui).   
 Vídeo: Marcha das Flores. Frederico Holanda em 29 mai 2016 (7:35)

Arquiteto Frederico de Holanda
Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário