sexta-feira, 10 de julho de 2015

Arte & Cultura: Músicas que falam ao coração: Gracias a la Vida

Há músicas e músicas. Há as horríveis, as medíocres, as insossas, as bonitas, as lindas, as especiais e as especialíssimas...
Há as alegres e tristes; as que fazem sorrir ou chorar; que nos animam, nos tocam a alma ou nos deprimem, seja pela melodia ou pela letra...
Há aquelas que celebram a vida e nos incentivam a continuar, dissolvem o desânimo, as tristezas e a desesperança...
Há aquelas que aquecem nossos corações e dão lugar a sentimentos ternos e sublimes...
Outras despertam memórias bem guardadas, de tempos passados, lugares visitados, situações, pessoas e fatos vividos e compartilhados...
Há aquelas que mostram como ainda somos pequenos enquanto outras falam da grandeza do ser humano, ou de suas limitações e da necessidade de reverência absoluta diante da Natureza e da Vida.
Há músicas que são verdadeiras revelações, traduzindo meu sentir e meu pensar... 
Definitivamente, quem não gosta de música “é ruim da cabeça e doente do pé”.
Gracias a la Vida é uma das músicas que me marcaram. Aqui magistralmente interpretada por três ícones da arte musical: Elis Regina, Mercedes Sosa (1935-2009) e Joan Baez. A autoria é da compositora chilena Violeta Parra que a compôs em 1966, um ano de cometer suicídio.
Canção lindíssima! Quiçá, epitáfio de muitos; meu, com certeza... 

1-"Gracias a la vida" - Elis Regina (1945-1982)– 4:24  (Falso Brilhante 1976) https://www.youtube.com/watch?v=QhZYeWATfhg    
                                
2- Joan Baez & Mercedes Sosa Gracias A La Vida. Anfiteatro Romano, Xanten na Alemanha,1988.6.min.

                        
3-Joan Baez - Gracias a la vida. Gravado ao vivo no Festival Vieilles Charrues, Carhaix, Bretanha, na França, em 2000.  5:08 - https://www.youtube.com/watch?v=DFZxBvUMlG0  


Gracias a la vida 
(De Violeta Parra)

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me dio dos luceros que cuando los abro

perfecto distingo lo negro del blanco

y en el alto cielo su fondo estrellado

y en las multitudes el hombre que yo amo.

Gracias a la vida, que me ha dado tanto
me ha dado el oido que en todo su ancho
graba noche y dia grillos y canarios
martillos, turbinas, ladridos, chubascos
y la voz tan tierna de mi bien amado.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado el sonido y el abedecedario
con él las palabras que pienso y declaro
madre amigo hermano y luz alumbrando,
la ruta del alma del que estoy amando.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado la marcha de mis pies cansados
con ellos anduve ciudades y charcos,
playas y desiertos montañas y llanos
y la casa tuya, tu calle y tu patio.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me dio el corazón que agita su marco
cuando miro el fruto del cerebro humano,
cuando miro el bueno tan lejos del malo,
cuando miro el fondo de tus ojos claros.

Gracias a la Vida que me ha dado tanto
me ha dado la risa y me ha dado el llanto,
así yo distingo dicha de quebranto
los dos materiales que forman mi canto
y el canto de ustedes que es el mismo canto
y el canto de todos que es mi propio canto.

5 comentários:

  1. É uma das minhas preferidas também, Anita. Mercedes, Violeta, transportam-me para muito longe. Uma sensação de ter vivido junto, sei lá. Bjs , amiga

    ResponderExcluir
  2. Anitinha,gostei muito.As cantoras referidas são de excelente voz e música

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queridos amigos,
      Pelo 'Anitinha' imagino que quem escreveu o comentário foi Bebel... brigada, meu bem, mas não se esqueça de assinar no corpo da mensagem...só para eu ter certeza de que é você...bjs
      Anita

      Excluir
  3. Quanta sensibilidade! Bjs, KK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Finalmente, você chegou, KK... obrigada pela visita e volte sempre. Mas é fácil ter sensibilidade com esses ícones da música, não acha? bjs
      Anita

      Excluir