https://www.estudokids.com.br/meios-de-transporte/ |
Quando na Itália, certos costumes e tradições chamaram minha atenção: o Réveillon (capodanno em italiano), o feriado depois da Páscoa (Pasquetta) e a Festa da Befana. Esta última, personagem típica da tradição italiana, é associada ao Dia de Reis, 06 de janeiro. Até então, só conhecia as Folias de Reis (ver o post Dia e folia de Reis), tão importantes na nossa tradição cultural e folclórica, mas na Itália e em outros países europeus, no dia do encontro dos magos com o menino Jesus, celebra-se a Festa della Befana.
Imagem: Wikipedia |
Diz a tradição que os reis sábios se perderam na estrada e uma velhinha lhes indicou o caminho, mas, embora tivesse sido convidada, não quis acompanhá-los. Depois que partiram, ela sentiu culpa, tentou segui-los e levar um presente ao menino Jesus, mas não conseguiu encontrá-los. A partir de então, decidiu levar presentes para todas as crianças e, na noite da Epifania, entre 5 e 6 de janeiro, dizem que ela voa sobre as cidades em uma vassoura, carregando um cesto com presentes e, em meias penduradas nas janelas ou lareiras, deixa doces para crianças boas ou carvão para aquelas que não se comportaram. Para chamar a boa senhora, as crianças aprendem várias poeminhas . Um deles diz:
Liquirizzia, balas de alcaçuz |
Befana vien di notte con le scarpe tutte rotte,
Col vestito alla romana. Viva viva la Befana!
[A Befana vem de noite com os sapatos todos estragados, com o vestido à romana. Viva, viva a Befana!
Parentes de Florença me disseram que até o início dos anos 70, mais ou menos, a troca de presentes, feita hoje em 25 de dezembro, na verdade era no dia da Befana (6 de janeiro), que foi quando Jesus recebeu os presentes dos magos.
Lembro-me de ver a Piazza Navona, em Roma, onde eu morava, abarrotada e tomada por barraquinhas de doces, brinquedos, comidas, bebidas. Muita gente, muita música, muita diversão e muitas, muitas crianças. Claro, eu também estava lá! Não ia perder e, apesar do frio do inverno romano, a festa era alegre e divertida. Além das pessoas, dos sons e dos doces dessa festa e da feirinha, lembro-me, especialmente, do sabor das famosas balas de alcaçuz (liquirizzia em italiano), em lindas latinhas coloridas que coleciono até hoje. Afinal, para essas delícias (sei que há controvérsias) tenho sempre um lugarzinho especial ...
Referências
http://www.treccani.it/vocabolario/befana/
https://brasilescola.uol.com.br/italiano/curiosita-di-natale-la-befana.htm
Lindo eu não sabia tudo isso sobre a folia de Reis vivendo e aprendendo
ResponderExcluirSempre! Também amo essas tradicões! Deixe seu nome da próxima vez! Obrigada!
ExcluirViva, viva ka Befana!
ResponderExcluirAumentando meus conhecimentos!!
ResponderExcluirBia Befana, querida! Conte para o Max! Bjs
ExcluirNão sabia essa história Anita, muito interessante!
ResponderExcluirTambém acho super interessante, Cristina! Que bom que vc apareceu, obrigada e vinte sempre! Bjs
ExcluirMuito bom! Tantas tradições lindas por esse mundão afora...!
ResponderExcluirAdorei as latinhas. Também sou fã de latinhas :D
Olá, Anita,
ResponderExcluirAfinal, nessa tradição há uma bruxa bondosa rsrsrsss...
Seu e-mail foi respondido ontem à noite, espero que tenha recebido.
Um abraço!
OI, Marta, recebi, sim, obrigada... Sim, a Befana era do Bem! grande abraço
ResponderExcluirAnita