sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Ecos Culturais | São Paulo, 466 anos!



25 de janeiro: aniversário da minha querida cidade natal, São Paulo.
A história que conto é curta. O português Martim Afonso de Souza apareceu pelas terras do litoral paulista e, em 1532, fundou a primeira vila brasileira, São Vicente. Auxiliados por João Ramalho, casado com a índia Bartira e fundador da vila de Santo André da Borda do Campo, os jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta venceram a barreira da Serra do Mar, chegaram ao Planalto em 1554 e ergueram um barracão de taipa para catequizar os índios da região. 
O dia 25 de janeiro, adotado como data de fundação da Vila de São Paulo de Piratininga, foi quando a primeira missa foi rezada no local. O “São Paulo” surgiu porque era também o dia da conversão de Saulo de Tarso, depois chamado Paulo, na estrada de Damasco. A igrejinha só seria construída dois anos depois, mas a “vila” já estava fundada. Das construções originais, restou uma parede de taipa ainda preservada no Pátio do Colégio, local de origem da cidade.

Em seus primeiros três séculos, a cidade ficou quieta, incrustada no alto da Serra do Mar, longe do litoral. Aos poucos, servia de entreposto comercial, alguns serviços e, a partir do segundo quartel do século XIX, rota obrigatória para escoamento da produção. Depois, veio ciclo do café (a partir de 1850 São Paulo já era o principal produto exportado pela cidade), a imigração, a estrada de ferro e, por fim, a industrialização (séc. XIX e XX) e São Paulo despontava como a maior cidade do país. Hoje, é o que é: uma das mais importantes metrópoles do mundo

Abaixo, algumas frases que ouvi ao longo da vida, o que não quer dizer que concorde com todas:  A primeira é a do seu brasão, em latim:"NON DUCOR, DUCO". Não sou conduzido; conduzo.
São Paulo não pode parar...
São Paulo, a locomotiva do Brasil...
A cidade que nunca dorme...
São Paulo da garoa, São Paulo da terra boa! 
A frase de Sampa, aos olhos de Caetano Veloso:"E quem vem de outro sonho feliz de cidade, aprende depressa a chamar-te de realidade. Porque és o avesso do avesso do avesso do avesso."
 E muitas outras. Mas, talvez, a frase mais significativa, e tristemente atual, foi dita pelo engenheiro e banqueiro Olavo Setúbal (1923-2008), quando prefeito da cidade entre 1975 e 1979: "São Paulo é uma Suíça cercada de Biafras. O desafio é transformar as Biafras em Suíças." 
O desafio continua.

Referências:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_de_S%C3%A3o_Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário