terça-feira, 11 de maio de 2021

Ecos Humanos | O poder dos mantras

Qualquer praticante de yoga ou meditação já deve ter ouvido o mantra OM. A palavra mantra vem da união de dois outros termos sânscritos: manas (mente) e tra (ferramenta), ou seja, é uma ferramenta para acalmar a mente. Entoados, sussurrados ou apenas mentalizados, mantras são poderosos instrumentos para aquietar a mente e levar o praticante à interiorização, ao equilíbrio e à meditação. 
Mas tudo depende da cadência e da repetição do som. Cânticos e orações de diversos povos, tradições e religiões também são instrumentos de interiorização e exaltação. É só ouvir um muçulmano fazendo a chamada para as preces, ou um budista repetindo suas orações habituais, ou um cristão rezando em voz alta o terço, o Pai nosso, a Ave Maria, ou um grupo indígena em seus cânticos sagrados. A recitação, de forma cadenciada e metódica, não deixa de ser um mantra. Você pode não entender a letra, o significado, mas a alma entende e sente. Se quiser comprovar, ouça o vídeo abaixo, um hino à mãe divina, em sânscrito, e perceba a sensação de paz que lhe traz. 


Ocorre que o mantra OM, como já disse, é um dos mais conhecidos e concentra, segundo a tradição do yoga, o som universal infinito da criação, além de ser raiz de vários outros mantras. Diz-se também que é origem dos termos amém e amin. Hoje o mundo já conhece os benefícios de técnicas que o Oriente vivencia há séculos, como os efeitos da meditação e das vibrações sonoras para a saúde, para nosso equilíbrio físico e mental. Seu efeito já foi comprovado na redução do estresse, da pressão arterial, da ansiedade, de fobias e síndromes e, no aumento da concentração e da tranquilidade, entre outros benefícios. Além disso, sua prática traz ao indivíduo equilíbrio e serenidade. Quanto mais se pratica, mais rapidamente se alcança esse estado de calma e mais tempo se permanece nele. De novo, a meditação não precisa, necessariamente, estar vinculada a uma prática religiosa e a técnica da atenção plena (mindfulness) é um exemplo. A técnica busca ancorar o indivíduo no momento presente, em atenção plena, o que o yoga fala e ensina há milhares de anos.  

Há tempos, a ciência se interessa e universidades pesquisam esses efeitos. No mundo todo, pesquisadores chegaram às mesmas conclusões sobre os benefícios da meditação e dos mantras. O cardiologista Herbert Benson da Faculdade de Medicina de Harvard indica que a espiritualidade e a meditação, associadas à medicina, são um antídoto  contra o estresse.  Sara Lazar, neurocientista também de Harvard, foi uma das que comprovou que a meditação muda a plasticidade do cérebro, ou seja, a meditação, os mantras e os cânticos sagrados podem levar a alterações do estado mental do praticante, desde que tenham caráter continuado. 

Em suma, entoar mantras, meditar e colocar atenção plena no que fazemos são práticas contemplativas presentes em todas as tradições religiosas, ainda que com outros nomes. Assim como outras técnicas de meditação, os mantras nos auxiliam a entrar, através do som, em contato com a nossa essência, com a realidade maior, com a fonte infinita de paz que trazemos no nosso interior. Tire a palavra meditação, escolha um mantra, uma palavra ou uma oração e comece a repeti-la, diversas vezes, em voz alta ou não, mas com o coração. Pode ser Om, Alegria, Bondade, Paz, Amor, Arigatô, Jesus, Alá, Shalom, Yeshua, Maranatha, Javé... Não importa. Através da repetição consciente, o indivíduo vai introjetando o significado daquele mantra. Portanto, escolha com cuidado o que você repete com frequência, pois você acaba se contaminando com a energia daquele som.

Referências

https://administradores.com.br/artigos/os-beneficios-da-meditacao-certificados-pela-medicina-para-controlar-o-estresse-e-explorar-ao-maximo-seu-potencial
https://www.nowmaste.com.br/a-ciencia-explica-porque-entoar-mantras-faz-bem/

7 comentários:

  1. Muito bom texto , amei , pois eu gosto muito de mantras . Parabéns Anita . Texto muito esclarecedor.

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do texto. Interessante, instigante, inspirador. Me sinto empolgada a realizar e obter os resultados desejados. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Walter Franco criou um mantra que sempre entoo. Diz assim:
    TUDO É UMA QUESTÃO DE MANTER,
    A MENTE QUIETA, A ESPINHA ERETA
    E O CORAÇÃO TRANQUILO.
    Uma sintese maravilhosa.
    abs.

    ResponderExcluir
  4. Sempre um belo texto!

    Eneida

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante Anitinha!Tenho pouco conhecimento sobre os mantras mas acredito que eles nos deixam tranquilos como mente,corpo e coração. Bebel

    ResponderExcluir
  6. Poxa!!! precisava ter lido este texto antes do dia 9, pois no estudo que apresentei falava justamente da tonalidade e dos sons que podemos usar para conversar com nossos órgãos trazendo equilíbrio e cura. Fantástico o texto! Parabéns! Denise

    ResponderExcluir
  7. Adorei o texto e o mantra. Mandei para vários amigos. Valeu!

    ResponderExcluir