quarta-feira, 8 de dezembro de 2021

Ecos Culturais | Mônica pelo mundo

Não há quem não tenha lido quando criança ou para filhos, netos ou sobrinhos alguma das famosas revistas em quadrinhos: Recruta Zero, Saci Pererê, Luluzinha, Mickey & cia e, é claro, a Turma da Mônica. Há algum tempo, já falei aqui da maravilha que era o Saci Pererê, de Ziraldo. 
Bom, o fato é que os brasileiros sempre tiveram (com razão) fama de serem criativos. Em um mercado extremamente competitivo, nossos profissionais brilham, ganham e ganharam inúmeros prêmios, sobretudo com animações no setor de publicidade e propaganda. Os que têm mais de 45, com certeza, lembram-se dos comerciais da Varig, ou dos cobertores Parahyba? Meu irmão vinha correndo do quarto quando ouvia os primeiros acordes... E eu guardo na memória até hoje: "Tá na hora de dormir, não espere mamãe mandar... um bom sono para você e um alegre despertar..."  

Voltando aos quadrinhos, o escritor, cartunista e empresário Maurício de Souza (1935), membro da Academia Paulista de Letras e criador da turma da Mônica, desde sempre encantado com o lápis e os desenhos, foi criando seus personagens com base nos filhos, nos amigos dos filhos e conseguiu multiplicá-los em diversos produtos. Primeiro as revistinhas, depois séries, filmes, bonecos, embalagem de produtos, parques temáticos etc. As histórias da turma da Mônica agradam pais e filhos, porque são criadas a partir de situações cotidianas. Quem não tem um amigo comilão, um bravinho, ou com medo de chuva? Quem nunca ganhou um apelido como os personagens da turminha? Eu mesma já fui chamada de Mônica (?!)... 

Criadas em tirinhas de jornais, em 1959, com Bidu e Franjinha, as histórias foram crescendo com outros personagens - com Mônica, Cebolinha, Magali, Chico Bento, Cascão, Penadinho, Tina e outros do bairro do Limoeiro. Desde 1970 a série foi publicada pela Abril Cultural (1970-1986), Globo (1987-2006) e Panini comics (desde 2007), com milhares de revistas já publicadas. Hoje, a Turma da Mônica tem gibis em 14 idiomas e produtos licenciados em 40 países: livros, brinquedos, discos, jogos etc. Então, é possível ler ‘Monica’s Gang’ e ‘Monica & Friends’ em países de língua inglesa; ‘Fratz & Freunde’, na Alemanha; ‘La Banda di Monica’, na Itália; ‘Monika dan kawan kawan’ na Indonésia, 'Mónica y su Pandilla’ ou ‘Mónica y sus Amigos’, em espanhol etc.

Com o Japão, a relação é mais profunda. Nascido em Mogi das Cruzes, SP, Maurício tinha muitos amigos japoneses e acabou se casando com Alice Takeda, filha de japoneses, hoje diretora executiva do grupo. Desde os anos 1970, Maurício está no Japão com uma tirinha do Horácio, o filhote de tiranossauro Rex, e não parou mais. Ele e Osamu Tezuka (1928-1989), o pai do mangá moderno, já se encontraram inúmeras vezes. Em 2008, por influência do mangá criou a Turma da Mônica Jovem, com os personagens adolescentes. No mesmo estilo, criou ‘Chico Bento Moço’, em 2013, e, recentemente, um episódio de ‘Mônica Toy’, versão do desenho em estilo chibi, na TV Fuji, um dos maiores canais de TV do país.  Quer ouvir Mônica falando japonês? Monica & Furenzu (Monica e seus amigos) estreou no programa Hapikura, da japonesa Kids Station, ligada à Sony.  



Os personagens Keika e Tikaro

Em 2007, Mauricio foi convidado, pela organização do centenário da imigração japonesa no Brasil, a criar personagens para a data. Assim nasceram Keika e Tikaro. Pela criação, em 2013, recebeu a medalha “Ordem do Sol Nascente, com Raios de Ouro com Roseta”, honraria concedida, desde 1875, pelo Imperador do Japão aos que contribuíram na divulgação da cultura japonesa. Na década de 1990, o movimento contrário, brasileiros indo ao Japão, também serviu para aprofundar os contatos e, em 2017, o grupo criou uma cartilha, para ajudar os brasileiros a se adaptarem à nova terra, aos costumes e tradições do país. 

Em 2020, o grupo Maurício de Souza Produções lançou a animação "Laços de Amizade", sobre os 30 anos da imigração brasileira no Japão.  

De março a junho de 2021, a relação de amizade dele com o criador do mangá foi lembrada em uma exposição intitulada “Configurando o Futuro", na Embaixada do Brasil em Tóquio. Em frente ao prédio da embaixada, construída em 1982 a partir do projeto do recém-falecido arquiteto brasileiro Ruy Ohtake (1938-2021), foi montado um painel com imagens da Turma da Mônica.  

Assista à entrevista  de Maurício de Souza, na qual ele fala de seus personagens e da influência japonesa no trabalho e na vida. Além disso, por meio do Instituto Maurício de Souza, o grupo sempre apoiou inúmeros projetos sociais. Vida longa à turma da Mônica e a seus criadores!

Referências

https://www.uol.com.br/nossa/noticias/redacao/2021/08/10/febre-no-japao-turma-da-monica-planeja-conquistar-de-vez-a-terra-do-manga.htm

-https://olhardigital.com.br/2021/04/30/cinema-e-streaming/turma-da-monica-no-japao-desenhos-sao-exibidos-em-programa-infantil-do-pais/

http://jojoscope.net/2020/10/27/mauricio-de-sousa-condecorado-pelo-imperador/

https://revistacontinente.com.br/edicoes/202/cem-anos-da-animacao-brasileira

https://www.youtube.com/user/turmadamonicaTV 

https://olhardigital.com.br/2021/04/30/cinema-e-streaming/turma-da-monica-no-japao-desenhos-sao-exibidos-em-programa-infantil-do-pais/

https://turmadamonica.uol.com.br/home/

http://www.institutomauriciodesousa.org.br/

7 comentários:

  1. Que lindo lembrei eu contando lendo para oLucas eJulia

    ResponderExcluir
  2. Extraordinaria repercussao da turma da.monica no extetior. Eu nao sabia
    Otima promoçao do Brasil lá fora.

    ResponderExcluir
  3. Verdade, me lembro sempre desses comerciais. Ainda esses dias cantei p/ minhas NETINHAS a musiquinha do cobertor Parayba. 😍 saudade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rita S., saudade de você, também! Você não assinou... mas sei que é você. bjs

      Excluir
  4. Meu neto Lucio de 9 anos lê os gibis da Monica ou assiste muitas vezes os desenhos pela tv. São personagens que se tornaram familiares a todos nós. Vi um documentario sobre a criação da revista do Saci Pererê onde Mauricio de Souza dá um depoimento sobre como foi procurar o Ziraldo pra aprender o ofício. Depois seguiu seu rumo com brilhantismo.
    Bjs.
    Carlos SA

    ResponderExcluir
  5. Que saudades imensas de quando as HQs do Maurício de Souza eram da Abril!..
    A Tina e o Rolo; o louco e o Bugu, ao que parece, criados por inspiração de um irmão do Maurício.
    A criatividade, os balões de fala, às vezes coloridos de verde, vermelho...
    O cabelo do Cascão, nos anos 1970, feitos com a digital de um dos desenhistas...
    Anita, você traz um belo texto pra gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E você traz tanta coisa ainda... Não é possível escrever tudo, é? Por isso adoro os seus comentários. bjs

      Excluir