Yin e Yang, equilíbrio de forças em movimento. |
Outro dia assisti a uma palestra sobre bem-estar integral. Além das dicas óbvias que recebemos pela vida afora estão a importância de uma alimentação rica e saudável (somos o que comemos); da água (ajuda o trabalho dos rins e hidrata o corpo); do sono (noturno de 7-8 horas para o corpo se equilibrar); da atividade física diária e moderada, ou seja, sem excessos mas também sem sedentarismo; de valorizar afetos e relações sociais; de um trabalho (no qual o indivíduo se sinta útil); de um intestino em perfeito funcionamento (nosso segundo cérebro) e, por fim, do equilíbrio geral (corpo, mente, emoção, espírito). Embora todos sejam fatores fundamentais e permanentes, parecia faltar algo que juntasse tudo isso - o ikigai.
De onde surgiu o conceito? A partir da curiosidade da ciência em meados da década de 1970. Em seus estudos, pesquisadores de uma universidade norte-americana se depararam com a intrigante questão: por que certas comunidades apresentavam populações idosas, mais saudáveis e com maior expectativa de vida do que outras? Por exemplo, comunidades de Okinawa, no Japão, da Costa Rica e da Sardenha, na Itália.
Então, só resta perguntar, qual o seu ikigai?
Referências
https://www.bbc.com/portuguese/geral-44293333 -
Começamos a morrer quando deixamos de apascentar sonhos. Que possamos responder à pergunta: qual o seu Ikigai? Parabéns, Anita, por despertar a questão!
ResponderExcluirQuerida Lilian, verdade ...é preciso sonhar sempre e "esperançar", como dizia o grande Paulo Freire . Bjs
ExcluirLindo! Parabéns pelo texto, Anita!
ResponderExcluirBelo texto.
ResponderExcluirQue consigamos aprender a viver assim.
como cantou o sabio Paulinho da Viola: As coisas estão no mundo. só que eu preciso aprender.
ResponderExcluirbjs.
Carlos SA
Muito bom Anitinha!Tento viver um pouco assim mas não tá fácil.Vamos tentando!!
ResponderExcluir