sexta-feira, 18 de agosto de 2023

Ecos Imateriais | Atualidade da tríade platônica

O mundo das ideias de Platão está além, muito além do caráter de impermanência e transitoriedade deste nosso mundo. Igualmente estão suas ideias da Beleza, do Bem e da Verdade, destino final de todas as coisas ou, nosso destino inexorável nesta existência: equilíbrio para expressar o infinitamente belo, bom e verdadeiro em pensamentos, palavras e atos. É a busca da areté de Platão e dos gregos. É o que humaniza o ser humano e o faz descobrir e vivenciar o melhor de si mesmo e do outro.

Para Platão, o Belo não tem a ver com nenhum padrão estético, mas com harmonia, verdade e temperança, numa conjunção de fatores que permite a manifestação plena do Bem.  A busca do Bem, portanto, passa necessariamente pela harmonia (beleza), pela verdade (sabedoria), pela temperança e, portanto, pela ética (retidão). A Verdade, a busca pelo verdadeiro, é a mais perfeita forma de buscar sabedoria e conhecimento. Por outro lado, o Bem não vai se manifestar no desarmônico, no desequilíbrio e na feiura de ações praticadas por quem desconhece a harmonia e o caráter divino dessa tríade platônica. 

Assim, buscar o Bem universal em si e para o todo significa buscar o equilíbrio, a ética, a verdade, a nobreza de atitudes; e um ser equilibrado, ético, verdadeiro e de atitudes nobres é um ser Belo. Quanto mais Belo nesse sentido, mais o Bem será expresso através desse indivíduo e mais a sociedade será bela, porque harmonizada, plena de bondade, sábia, verdadeira e justa.  

Em prol do nosso próprio equilíbrio (e do mundo), de nossa sanidade mental (e do mundo), que elevemos nosso espírito, que busquemos a beleza, a verdade e a bondade; que busquemos o caráter sutil, invisível e universal das coisas do mundo, muito além dos sentidos.

Referências:

https://www.culturaanimi.com.br/post/bom-belo-e-verdadeiro

https://www.netmundi.org/filosofia/2017/platao-etica-do-belo-e-do-bom/

7 comentários:

  1. Muito bem. Liçoes importantes. Abraç. / jcampos.

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada querida Anita por tua diversidade de temas para reflexão de quem somos e o que escolhemos expressar do nosso Ser, nesta pluralidade de possibilidades diante da dualidade tridimensional que vivemos. A responsabilidade é toda nossa. Bjinhos Marta Ricoy

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Martinha, querida! Então, é o que nos cabe fazer, né? Refletir, buscar incentivar a reflexão e o olhar mais amplo, para o que de fato importa. Beijos e obrigada.

      Excluir
  3. Que poder de síntese tem você, Anita!
    Parabéns pela explanação tão clara.
    Abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Valquíria, eu me seguro para não falar demais .... Hahahahahha. Abração

      Excluir
    2. Sensibilidade pauta seu texto. Bj

      Excluir