sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Ecos Humanos | Fazer a nossa parte

Um texto curto, sensível e cheio de esperança, de um amigo de longa data e que hoje mora no Planalto Central, me trouxe inspiração para este post. Obrigada, Carlos Sá!

Hoje, ler e ouvir as notícias deste nosso mundo individualista, ganancioso, hipócrita e preconceituoso, e perceber o desprezo de alguns pela miséria humana de todo dia; a leviandade de uns diante da carência e da dor de outros; o comportamento violento de tantos diante dos "diferentes" (diferentes de quem?); o cinismo de uns diante da dura realidade nada invisível de outros...tudo isso nos revolta, preocupa, assusta e entristece. 

Diante disso, fazer o quê? Fugir? Ignorar? Colocar a cabeça num buraco? Reagir na mesma moeda? Cair na vida, enlouquecer, embriagar-se? Não, nada disso é solução. Nem para nós, nem para o outro, nem para o mundo. E, sim, é preciso lembrar, relembrar e tornar a lembrar que, se estamos aqui, somos parte do problema, mas também da solução. Então, vamos repetir a pergunta: o que fazer diante disso tudo? 

Única resposta possível: a nossa parte. E como isso conta...

Como nos informam a física quântica e as várias tradições filosóficas e religiosas, o yoga nos ensina que é preciso romper a apatia, fazer nossa parte e agir no mundo sem se deixar abalar, sem perder a alegria interior, a equanimidade (santosha, segundo o Ashtanga Yoga de Patanjali). É preciso mobilizar esforços, conhecimento, recursos, dons e talentos para mudar. A realidade nos atropela de várias maneiras e não dá para continuar na nossa bolha, no nosso mundinho, vivendo como se o “outro” não existisse. Provavelmente, não veremos o resultado imediato de nossas ações, mas elas virão. Ao menos, são sementes que irão frutificar no tempo devido, mas o fruto e esse tempo também dependem de nós.   

Imantamos, carregamos, preenchemos nosso corpo, nossa casa, cidades e o planeta com a vibração de nossos pensamentos e ações. Como ímãs, atraímos o que emitimos e, já sabemos, baixas frequências vibratórias dão origem a desequilíbrios, doenças, mal-entendidos, lutas. Em outras palavras, para evoluirmos é preciso aumentar a própria frequência vibratória (por conseguinte, a imunidade) e, num efeito dominó, a frequência do todo, por meio da ação prática no bem.

Afinal, como dizia Clóvis José O. Souza, colega arquiteto e professor de Geografia, "não estamos aqui a passeio, mas a trabalho". Trabalho duro, sério comprometido com nosso próprio desenvolvimento como habitantes deste planeta: agindo de acordo com a  tríade platônica na busca da beleza (manifestada por meio da harmonia, ética e justiça), da bondade (compaixão e solidariedade) e da verdade (autoconhecimento e sabedoria), colocando-nos no lugar do outro e agindo como gostaríamos que agissem conosco. Um dia, alcançaremos equilíbrio, harmonia, sabedoria, justiça, tudo integrado. Nossa energia (e a do todo) se elevará e, da mesma forma que uma chama pode diminuir a escuridão de um ambiente, a alegria, a compaixão e o bem agir contaminam nosso entorno e além.

Então, que cada um faça sua parte, agindo de acordo com esse tripé, elevando a própria frequência vibratória, sendo luz, amparo, acolhimento e solidariedade, e a vida vai começar a fluir sem tantos tropeços, sem tanta dor. É fato que não podemos mudar, de imediato, os acontecimentos (que, mesmo a contragosto, aumentam nossa compreensão da realidade), mas certamente podemos mudar a forma de agir e reagir diante eles. E mais: podemos servir de exemplo para aqueles que ainda não entenderam nosso papel aqui, tampouco o fato de que ninguém evolui sozinho.  

Referências

https://www.dragon-br.com/publicacoes/artigos/a-piramide-do-processo-evolutivo.html 

11 comentários:

  1. É que tarefa hercúlea, Anita, seguir essa tríade, a começar em nosso meio!

    ResponderExcluir
  2. E como é difícil , Anita, sobretudo em nosso meio!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito, mas eu sempre me lembro da frase "não viemos aqui a passeio"....bjs

      Excluir
  3. Sábias palavras! Há 10 anos eu tive uma crise de saúde mental porque trabalhava com políticas públicas e não soube lidar com a exposição a tanta tristeza e conflitos. Muitas águas passaram e aprendi que a única forma de lidar é fazendo minha parte. Obrigada pelo texto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é fácil, meu bem. Por isso quis falar disso...equilíbrio é fundamental. Bjs

      Excluir
  4. Excelente texto Anita!! A conscientização da nova realidade começa em cada indivíduo, que pode levar essa semente ao próximo nos pequenos atos pessoais. Árduo trabalho mas sempre possível.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Fátima, sim. Pewue os atos, pequenos gestos, tudo importa. Beijos

      Excluir
  5. Muito bom texto Anitinha! Não é fácil alguns tropeços da vida e enfrenta los cabe a nós, tentar resolver da melhor forma nunca desistir.

    ResponderExcluir
  6. Compreensão pacífica o coração..mas com trabalho diária de transformação própria, alimentando nossa motivação pela oração e exercício da caridade, sair de sim e ir aí encontro do outro, dentro das suas possibilidades.

    ResponderExcluir
  7. É difícil, mesmo. Só o fato de não se praticar o mal, já é uma grande atitude.

    ResponderExcluir