sexta-feira, 8 de março de 2024

Ecos Humanos | Educar para a vida (2/2)

Neste post, continuamos agora pensando no tema educação para a vida. Se ainda não leu o primeiro post, leia aqui. É importante considerar que, na escola, não aprendemos apenas os conteúdos dados pelos professores. Assim, é fundamental perceber que:

- Se as aulas de Português nos ensinam a ler, entender e como usar a língua  em situações formais nas quais as convenções devem ser respeitadas, elas também nos ensinam a interpretar, conhecer e respeitar as variantes e os distintos “falares” de outros brasileiros e dos demais povos;

- Se as aulas de Literatura, por meio de seus personagens e narradores, nos ensinam o modo de ser, falar, pensar e agir de outros povos em outras épocas, elas também alargam nossa imaginação e visão de mundo, nos fazem questionar ideias preconcebidas e ratificar (ou não) o já conhecido;  

- Se as aulas de Matemática nos ensinam frações e as quatro operações básicas, elas também nos ensinam a entender quando somar e quando subtrair, a repartir o pão com quem não tem, multiplicando dádivas e diminuindo carências;

- Se as aulas de Filosofia e Sociologia nos ensinam outros saberes, pensamentos, tradições e crenças, elas nos mostram também que não estamos sós e que todos têm uma herança cultural e um motivo de serem o que são, o que deveria ampliar nossa flexibilidade, nosso grau de tolerância e compreensão do outro;

- Se as aulas de Arte, com seus exemplos, estilos, obras e técnicas nos apresentam o trabalho de grandes artistas e de pessoas comuns, elas também nos ensinam que arte e cultura são fundamentais para qualquer povo vivenciar e expressar suas tradições, criatividade e sonhos; 

- Se as aulas de História, Geografia e Ciências nos ensinam, respectivamente, datas e eventos, como vistos pelos olhos dos vencedores; o relevo, os limites físicos e dados humanos dos territórios; e a origem e a evolução das espécies, essas aulas permitem ainda que questionemos a História "oficial", cotejando-a com outros relatos e visões da micro-história; que comparemos as fronteiras invisíveis e a ocupação dos territórios ontem e hoje; e que nos perguntemos se o avanço da tecnologia serviu e serve para dar dignidade ao ser humano, ponto focal de todas as ciências.     

Da mesma forma, ainda que pareça monótona naquele dado momento, cada tarefa escolar representa um portal para aquisição de novos conhecimentos e expansão do universo do aluno, permitindo-lhe desvelar um mundo novo, questionar, rever suas noções e aprender algo mais. Com a prática e com o tempo, o estudante se torna mais perspicaz para interpretar o que lhe chega e terá muito mais fundamentação e conteúdo para expressar suas ideias. No mínimo, estará exercitando seus neurônios, criando novas sinapses e, nessa jornada em busca de conhecimento, se preparando para enfrentar a dinâmica da vida...
De qualquer forma, como lembrado pelo amigo Daniel Ortega, Ph.D. em Ciências Genômicas pela UnB e professor de Biologia Molecular e Genética no Instituto Federal de Goiás, o sistema educacional brasileiro ainda tem muito que avançar e se adaptar às novas gerações, pois o trabalho é coletivo e vem de todos os lados, senão a conta não fecha. Mas, como me ensinaram desde criança, conhecer não ocupa espaço e nos dá régua e compasso. 

Assim, tendo como professores bons seres humanos, pessoas capacitadas e com remuneração justa, condições inequívocas para a tarefa e para o aprendizado, o aluno aprende a vivenciar a escola como um bem essencial, um prazer e não como uma tortura, a instruir-se e a descobrir que o conteúdo de cada disciplina é só a ponta de um imenso iceberg. Aprende a enxergar o não dito, analisar os fatos a partir de uma dimensão histórica mais ampla, fazer conexões, aumentar sua autoestima, ampliar seu entendimento, conhecer para reconhecer suas limitações e, se for o caso, transgredir e interferir no ambiente. Aprende a discernir, conviver, respeitar as diferenças, agir com ética, honrar o trabalho alheio e o seu próprio, a sonhar e a exercer a cidadania. Diante de cada atitude ou decisão na sua vida futura, aprende a pensar de forma mais ampla, valorizar seu papel, perceber que seus atos têm consequência e a considerar toda a coletividade, algo muito maior, muito mais profundo e real do que seu mundo individual. Tudo isso é fruto de uma educação ampla, amorosa, integrada, solidária e integral para a vida. 

Trabalhoso? Muito! Desafiador também! Mas essa educação para a vida é a única saída para criar cidadãos críticos, íntegros, justos, respeitosos e responsáveis se quisermos um mundo melhor e mais digno para todos.

Termino citando J.R.R. Tolkien, professor da Universidade de Oxford e autor da saga O Senhor dos Anéis: "All we have to decide is what to do with the time is given to us".   (Tudo o que temos a fazer é decidir o que fazer com o tempo que nos é dado).

Referências

https://anitadimarco.blogspot.com/2015/03/linguas-traducao-aprendizado-e-vitamina.html

https://anitadimarco.blogspot.com/2021/07/ecos-humanos-trabalho-e-emprego.html

https://jornalsemanario.com.br/o-que-o-tripalium-significa-para-nos-hoje/  

https://tuguiadeaprendizaje.co/taller-que-es-la-geografia/  

https://institucional.upis.br/blog/para-que-serve-a-geografia/   

7 comentários:

  1. Texto muito esclarecedor
    J.Campos

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  2. Educação é tudo de bom!! Parabéns pela reflexão. 😘

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  3. Parabéns, Anita! Se educássemos para a cooperação a paz seria argamassada pela visão das dificuldades do outro. O conhecimento é vazio se não colocado na prática da construção do Homem .

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  4. Excelente seu texto! Educação é tudo na vida.Bebel

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  5. Bela varredura você fez, Anita, das disciplinas e o que acarretam neste mundo! A educação é responsabilidade, tudo o que importa nesta vida tão complexa! Você não deixa nada de fora e faz a gente pensar nas importantes atitudes!

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    1. Obrigada, Valquíria pela presença consta te. É nosso papel, né? Buscar. Pesquisar. Tentar esclarecer ... Nem sempre a gente consegue. Mas.... Abs

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  6. Excelente e necessária a reflexão. Só a partir da educação evoluiremos, pensaremos, teremos escolhas... e dúvidas. Abs

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