Segue agora nosso post sobre
o Butão. Se ainda não leu a primeira parte, leia aqui.
Mindfulness City. Divulgação BIG |
Com base nesses conceitos, o escritório dinamarquês BIG (Bjarke Ingels Group) anunciou um projeto para a cidade de Gelephu, perto da fronteira com a Índia. Trata-se da "Mindfulness City" que pretende unir natureza e pessoas, futuro e patrimônio histórico. Em uma área de 1.000 km2, o projeto inclui aeroporto internacional, hidrelétrica, templo e várias pontes com distintos equipamentos urbanos: mercado, clínica médica, universidade, centro cultural e centro espiritual.
Divulgação: BIG |
No âmbito urbano, promovendo a biodiversidade com diversos ecossistemas e paisagens naturais, e inspirando-se na arquitetura tradicional butanesa, o desenho da cidade propõe um sistema de bairros projetados ao redor de rios que remetem a campos de arroz, enquanto prioriza a sustentabilidade, usando materiais locais e pavimentos permeáveis para absorção da água da chuva.
Centro de Felicidade do Butão. Divulgação |
Já no âmbito arquitetônico, esses conceitos aparecem no Centro de Felicidade do Butão (Bhutan Happiness Centre), inaugurado em 2015 na capital, Thimphu. Aberto à visitação, o Centro é um local onde todos podem partilhar suas experiências e filosofias sobre a felicidade. Digno representante da identidade cultural contemporânea e tradicional, o edifício usa materiais naturais, como terra, pedra e madeira, energia solar e coleta de água da chuva. Seu programa inclui oficinas e atividades interdisciplinares, muitas vezes pautadas em exercícios que estimulam um olhar introspectivo de autoconhecimento e uma (re)conexão com a natureza.
Tomara que aprendamos algo!
Referências
https://www.archdaily.com.br/br/1011632/big-divulga-projeto-da-mindfulness-city-que-une-patrimonio-historico-e-o-futuro-do-butao?ad_medium=galleryhttps://nuvomagazine.com/culture/the-gross-national-happiness-centre-bhutan
https://www.dezeen.com/2023/12/20/big-mindfulness-city-bhutan-temple-dam/
https://www.bbc.com/portuguese/articles/cyey2k6zr7jo
https://noticias.unb.br/artigos-main/6276-o-exemplo-do-butao
https://www.tempo.com/noticias/actualidade/o-encanto-e-os-misterios-do-butao-porque-e-que-e-considerado-o-pais-mais-feliz-do-mundo-geografia.htmlhttps://www.doisniveis.com/doisniveis/limpeza-etnica-o-caso-da-etnia-lhotshampas-no-butao/
https://www.aljazeera.com/program/101-east/2014/5/30/bhutans-forgotten-people
Muito instrutivo seu texto. Porém há muito o que aprender com os povos mais desenvolvidos e evoluídos. A distância é grande. Parabéns!
ResponderExcluirMuito bem👍jcampos
ResponderExcluirMaravilha ter atingido a tranquilidade econômica e poder objetivar a FIB através de ações que integram o Homem à natureza e aos espaços construídos !
ResponderExcluirQue bom seria mandar todos, um dia, tomarem no Butão e ninguém se sentisse ofendido! 🤩
ResponderExcluirEspiritualidade e equilíbrio holístico entre homem / natureza / mercado
ResponderExcluirEspiritualidade e Equilíbrio Holístico entre homem/natureza/ mercado
ResponderExcluirMuito bom podermos ler o seu texto e conhecer sobre este país. Bebel
ResponderExcluirQue beleza esses materiais no Centro de Felicidade do Butão! Dá vontade de fazer o mesmo por aqui! Lindo texto, Anita! Abs
ResponderExcluir