quinta-feira, 28 de março de 2024

Ecos Urbanos | PIB vs FIB (2/2)

Segue agora nosso post sobre o Butão. Se ainda não leu a primeira parte, leia aqui.

Apesar de não ser tudo cor-de-rosa, apesar dos entraves políticos, conflitos étnicos e da crise de refugiados do país, regra geral, o Butão atua sob a égide do FIB – Felicidade Interna Bruta. Assim, buscando um meio termo entre os aspectos econômico e humano, suas propostas incluem diferentes usos do espaço público, valorizam o contato da população com a natureza e investem em infraestrutura, educação e tecnologias sustentáveis. Nesse processo, são considerados e valorizados aspectos aparentemente subjetivos como relação com a espiritualidade, nível de otimismo dos indivíduos, distribuição do tempo entre trabalho, lazer e/ou estudo etc.

Mindfulness City. Divulgação BIG

Com base nesses conceitos, o escritório dinamarquês BIG (Bjarke Ingels Group) anunciou um projeto para a cidade de Gelephu, perto da fronteira com a Índia. Trata-se da "Mindfulness City" que pretende unir natureza e pessoas, futuro e patrimônio histórico. Em uma área de 1.000 km2, o projeto inclui aeroporto internacional, hidrelétrica, templo e várias pontes com distintos equipamentos urbanos: mercado, clínica médica, universidade, centro cultural e centro espiritual.

Divulgação: BIG

No âmbito urbano, promovendo a biodiversidade com diversos ecossistemas e paisagens naturais, e inspirando-se na arquitetura tradicional butanesa, o desenho da cidade propõe um sistema de bairros projetados ao redor de rios que remetem a campos de arroz, enquanto prioriza a sustentabilidade, usando materiais locais e pavimentos permeáveis para absorção da água da chuva.   

Centro de Felicidade do Butão. Divulgação

Já no âmbito arquitetônico, esses conceitos aparecem no Centro de Felicidade do Butão (Bhutan Happiness Centre), inaugurado em 2015 na capital, Thimphu. Aberto à visitação, o Centro é um local onde todos podem partilhar suas experiências e filosofias sobre a felicidade. Digno representante da identidade cultural contemporânea e tradicional, o edifício usa materiais naturais, como terra, pedra e madeira, energia solar e coleta de água da chuva. Seu programa inclui oficinas e atividades interdisciplinares, muitas vezes pautadas em exercícios que estimulam um olhar introspectivo de autoconhecimento e uma (re)conexão com a natureza.

Tomara que aprendamos algo!

Referências

https://www.archdaily.com.br/br/1011632/big-divulga-projeto-da-mindfulness-city-que-une-patrimonio-historico-e-o-futuro-do-butao?ad_medium=gallery

https://nuvomagazine.com/culture/the-gross-national-happiness-centre-bhutan

https://www.dezeen.com/2023/12/20/big-mindfulness-city-bhutan-temple-dam/

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cyey2k6zr7jo

https://noticias.unb.br/artigos-main/6276-o-exemplo-do-butao

https://www.tempo.com/noticias/actualidade/o-encanto-e-os-misterios-do-butao-porque-e-que-e-considerado-o-pais-mais-feliz-do-mundo-geografia.html

https://www.doisniveis.com/doisniveis/limpeza-etnica-o-caso-da-etnia-lhotshampas-no-butao/

https://www.aljazeera.com/program/101-east/2014/5/30/bhutans-forgotten-people

7 comentários:

  1. Muito instrutivo seu texto. Porém há muito o que aprender com os povos mais desenvolvidos e evoluídos. A distância é grande. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha ter atingido a tranquilidade econômica e poder objetivar a FIB através de ações que integram o Homem à natureza e aos espaços construídos !

    ResponderExcluir
  3. Que bom seria mandar todos, um dia, tomarem no Butão e ninguém se sentisse ofendido! 🤩

    ResponderExcluir
  4. Fábio Francisco de Faria31 de março de 2024 às 09:00

    Espiritualidade e equilíbrio holístico entre homem / natureza / mercado

    ResponderExcluir
  5. Muito bom podermos ler o seu texto e conhecer sobre este país. Bebel

    ResponderExcluir
  6. Que beleza esses materiais no Centro de Felicidade do Butão! Dá vontade de fazer o mesmo por aqui! Lindo texto, Anita! Abs

    ResponderExcluir