quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Paisagem Construída | Desconstrução em Sydney

Fotos: Arquiteta Isaura Regina Parente Cunha
Reconhecido como Patrimônio Mundial pela Unesco, o teatro ou Ópera de Sydney é projeto do arquiteto dinamarquês Jørn Utzon (1918-2008) e tem lugar cativo na lista de minhas obras favoritas. Inconfundível, o teatro é um dos cartões postais da Austrália, junto com a ponte da baía de Sydney. 
O projeto foi resultado de um concurso, com mais de 200 propostas, vencido pelo arquiteto, na época com 38 anos. O ano era 1957. Com cálculo estrutural do renomado calculista Ove Arup, o conjunto possui cinco teatros, estúdios de ensaio, salões, restaurantes, bares e lojas de souvenirs. 
A obra, cujo custo extrapolou e muito o orçamento  inicial, foi inaugurada em 1973, sem a presença do arquiteto, que havia abandonado os trabalhos em 1966. Depois de sua partida, foram feitas algumas alterações no projeto.Utzon ganhou a Medalha Alvar Aalto e, mais tarde, o Prêmio Pritzker em 2003.

Ver a projeção de luz sobre este ícone da arquitetura nos deixa arrepiados dos pés à cabeça, dando-nos a impressão que sua cobertura está desmoronando. A exibição fez parte da quarta edição do “Vivid Festival” de Sydney que apresentou mais de 50 projeções de luz nos edifícios emblemáticos da cidade. A instalação foi idealizada pela empresa de design alemã Urbanscreen. 

Referência:
Jorge Alves. "Vídeo: Ópera de Sydney 'colapsa' com show de luzes espetacular" 28 Mai 2012. ArchDaily Brasil. Acessado 10 Out 2015. <http://www.archdaily.com.br/51066/video-pera-de-sydney-colapsa-com-show-de-luzes-espetacular> 
 
Vídeo no youtube:  https://www.youtube.com/wach?v=o5ZvCv7yUKk Vivid LIVE 2012: URBANSCREEN Light Sydney Opera House. Publicado em 25 de mai de 2012. 4’16.

Nenhum comentário:

Postar um comentário