quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Memória, Vida & Arte: L'anno che verrá



Lucio Dalla (1943-2012) foi um cantor e compositor italiano fenomenal, além de escritor, pianista e clarinetista com uma carreira musical de mais de 50 anos. Nascido em Bolonha, o cantor faleceu, de forma inesperada, vítima de um infarto, em Montreux, na Suíça onde estava em turnê para uma série de shows, dois dias antes de completar 69 anos. 

Autêntico, verdadeiro e dono de letras que fazem pensar, como a lindíssima Gesú bambino, que conta a história de uma mãe solteira. O nome gerou polêmica e foi, mais tarde, alterado para 04 Marzo 1943, data de nascimento do autor. A versão em português é do amigo Chico Buarque (Minha história), do tempo em que Chico morou na Itália. Pena que não foi no mesmo período que eu!!! 
Claro! Sou fã incondicional de ambos. Cantei muito Caruso, Come è profondo il mare, Anna e Marco, L'ultima luna, Balla balla ballerino e, principalmente, L'anno che verrà, música especial que me remete a um período de dúvidas e de esperança. Dúvidas pelo que me esperava e esperança em relação ao novo ano que iria chegar... ou melhor, para qualquer novo ano que sempre irá chegar, queiramos ou não. 
Eu estava em Roma havia pouco mais de um mês para uma temporada longa e a passagem do ano representava um momento especial – cidade nova, país novo, novo ambiente, novo ciclo de vida. O que me esperava no novo ano que viria? 
Ouvi a música, ao menos, umas 500 vezes e, ainda hoje, quando a ouço, fico pensativa e esperançosa... Canto e, claro, choro... 
Nesses dois vídeos vemos esses dois mestres da poesia cantando Gesu Bambino e Lucio cantando L’anno che verrà. 


Vídeo 1:  https://www.youtube.com/watch?v=NbNWKspxS-o - 4/3/1943 + Minha história - Chico Buarque e Lucio Dalla (ao vivo)


Vídeo 2- L’anno che verrá – (letra) 

Referências:



Imagens: 
http://www.ondarock.it/italia/luciodalla.htm

Um comentário: