terça-feira, 21 de junho de 2016

Paisagem Construída | Fogo acolhedor



Parece que em países tropicais, ninguém sente a necessidade de uma lareira. Será mesmo? O frio que este outono estranho trouxe este ano para nós prova o contrário.

Quem mora do sul do Brasil e até mesmo no Sudeste, em cidades como Campos do Jordão (SP), Monte Verde (MG), em outras cidades serranas, ou no Sul de Minas, percebe que há muitos dias do ano (ok! Alguns dias, vá lá) onde uma lareira faz toda a diferença. É confortável, prazeroso e relaxante... É uma delícia acender a lareira e ficar batendo um papo, lendo um livro, assistindo a um filme, tomando chá, chocolate quente, vinho. É tudo de bom! 

SESC Pompeia e sua lareira. Imagem: saopauloparainiciantes.com.br
 O SESC Pompéia em São Paulo, com excelente projeto de restauro da arquiteta Lina Bo Bardi, tem o poder de acolher, atrair e convidar a múltiplas atividades. Em seu imenso salão central, aconchegar, compartilhar ou apenas "ser" são verbos constantemente repetidos, em função sobretudo de sua enorme lareira. No inverno, as pessoas chegam, sentam-se por ali, observam, leem, brincam com suas crianças, conversam ou se aquecem olhando as chamas...
O fogo é hipnotizador e profundamente acolhedor. O fogo relaxa a alma. Aliás, o termo italiano focolare tem exatamente esse sentido: o lugar do fogo, o lar acolhedor, o centro da casa que  reúne as pessoas. 
Luxo de poucos? O site Bored Panda (coitadinho do Panda!) traz alguns modelitos básicos. Quer ver? 
 








Referências:
 - http://www.boredpanda.com/creative-fireplace-interior-design-ideas/?utm  
As três imagens acima são do site Bored Panda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário