terça-feira, 15 de janeiro de 2019

Ecos Culturais | Copenhague


Copenhague Imagem https://www.telegraph.co.uk/
A cidade de Copenhague, capital da Dinamarca, é conhecida como a cidade das bicicletas ( ver o post Bikes vs Cars).  Sob inspiração de autores como Jane Jacobs, e arquitetos como o dinamarquês Jan Gehl e equipe, já no início da década de 1960, a cidade foi se redescobrindo, abrindo-se para o mundo e para as magrelas. Quase metade da população usa a bicicleta como seu primeiro meio de transporte. As ações de Gehl também a fizeram palco de admiração e ícone do chamado pedestrianismo. É uma cidade que tenho vontade de conhecer. Quem sabe? Talvez um dia... 

Enfim, outro dia, assistindo à TV aberta (coisa rara por aqui), acabei vendo a chamadinha de uma reportagem sobre a cidade. Fiquei aguardando para ver o que diriam. Cultura, arquitetura, urbanismo e sustentabilidade faziam parte da reportagem, de forma superficial, claro, como costumam ser as matérias para a TV. Tudo o que foi dito, de certa forma, eu já sabia, ainda que não profundamente, porque a cidade sempre me encantou e porque acabei traduzindo vários livros sobre as formas de urbanismo lá implantadas. 

Mas o que mais me agradou foi quando mostraram as obras de um escultor local que trabalha com material descartado e deixa imensas obras na cidade. O fato é que o blog Anita Plural, há tempos, já publicou aqui uma post sobre o referido escultor. Veja aqui o post Quando a arte faz parte da cidade.
Então, me responda: estamos ou não, antenados com o mundo? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário