quarta-feira, 2 de janeiro de 2019

Ecos Imateriais | Céu e Inferno

Só se vê bem com os olhos do coração. O pequeno príncipe. (Saint-Exupéry) (reprodução)
 Conta-se que, certa vez, um homem idoso sonhava descobrir as diferenças entre o céu e o inferno. Em seu sonho, seguia São Pedro pelo céu noturno. Pararam diante de enorme construção e o ancião perguntou a Pedro: 
- Onde é o céu e de quem é esta casa? 
Respondeu-lhe Pedro: 
- O reino de Deus é feito de muitas moradas e também no inferno há muitas moradas. Vou mostrar-lhe a primeira sala do reino de Satã. Vamos entrar. 

O ancião entra e imediatamente ouve gritos e choro. A cena que vê o deixa chocado: muitas pessoas em torno de uma grande mesa e, em seu centro, um grande pote de sopa. Cada uma das pessoas segurava uma colher e conseguia atingir o pote, mas continuavam famintos. Os cabos das colheres estavam atados às suas mãos, mas eram longos demais para seus braços. Conseguiam chegar até a sopa com as colheres, mas não conseguiam trazê-las aos lábios. Os gritos eram tão altos que o ancião não suportou e pediu a Pedro:
- Por favor, eu lhe imploro, tire-me daqui.

Então, foram  a outra construção em local distante e Pedro perguntou-lhe: 
- Você sabe onde estamos? Aqui é o céu.
Entraram e viram uma cena similar, o  pote de sopa ao centro de uma mesa, várias pessoas em torno dela com colheres, cujos cabos eram igualmente longos para os braços humanos. Tudo absolutamente igual, no entanto, aqui não se ouvia choro nem nenhum grito de desespero, pois estavam todos saciados. 
Olhando mais atentamente, o ancião percebeu o motivo: todos seguravam as colheres e alimentavam uns aos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário