quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Arte & Cultura | Quando a arte faz parte da cidade

 


 Diariamente, o artista dinamarquês Thomas Dambo procura em Copenhague pedaços e restos de madeira e outros materiais para seu trabalho artístico. Além de criar esculturas, seu objetivo é incentivar a reciclagem e mostrar as infinitas possibilidades dos materiais. 


Uma de suas obras, chamada Simon Selfmade, era bastante apreciada pelos moradores de Copenhague, que já haviam se habituado a Simon. A obra era personagem da cidade. Fazia parte daquele cenário urbano. Um dia, a obra foi destruída por uma tempestade devastadora.

 

 
E aí é que entra a relação admirável entre arte e cidadão. Quanto mais acostumado e mais envolvido o cidadão estiver com as obras de arte e com a cultura, em geral, mais ele responderá a qualquer solicitação de zelo, ainda que silenciosa

Desolada com a destruição daquele personagem urbano, Anine, uma garota de 14 anos resolveu criar uma página na internet, pedindo ajuda para recriar Simon. 
Em retribuição a esse belo gesto, Thomas Dambo resolveu devolver à cidade a escultura um pouquinho modificada. Seu nome agora era Simon e Anine, em homenagem à pequena, mas atuante, salvadora de Simon.  
Veja o filme, com legendas em inglês, sobre o episódio:  
 
Referências:
Artista: thomasdambo.com | Facebook   
Bored panda:  http://www.boredpanda.com/author/mrdambo/ 
http://www.boredpanda.com/rebuilding-destroyed-sculpture-after-storm-anine-thomas-dambo/ 
Vídeo: youtube  https://www.youtube.com/watch?v=C7vgv0fneZo

Nenhum comentário:

Postar um comentário