sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Ecos Linguísticos | A beleza da língua

Sempre me perguntam por que escrevo e, às vezes, eu também me faço essa pergunta. Mas logo me vem à mente: Como assim, por quê? Porque escrever é vida para mim, é uma forma de viver neste mundo, de refletir, de me expressar, de me acalmar, de me curar, de conhecer, fazer a minha parte, de apontar injustiças, de despertar o pensamento crítico, chacoalhar e querer alertar ao menos um leitor, comentando fatos, atitudes, situações e divulgando autores, tradutores, música, arte, cultura e tudo que enriquece a alma.

Também gosto de escrever e elogiar o trabalho de colegas, em várias áreas, dentro dos múltiplos temas de minha preferência. Não é à toa que o blogue se chama Anita Plural. Hoje, refiro-me à professora, pesquisadora e linguista mineira, Ana Elisa Ribeiro. Admiro sua capacidade de transformar seu ofício (o texto em língua portuguesa) numa coisa leve, divertida e prazerosa. Em qualquer campo, essa capacidade me encanta. Nunca falei com ela pessoalmente, só por meio de mensagens e e-mails. Em 2017, na FLIP de Paraty eu a perdi por dez minutos. Cheguei para ouvir (e consegui) outra personagem também apaixonada pelo seu ofício (ou seria arte?), a querida tradutora Alison Entrekin, mas perdi Ana Elisa por 10 minutos. Não importa. Seus livros, seu falar e seu agir me mostram quem ela é, o que faz e como faz. 

Ana Elisa Ribeiro é professora do Cefet-MG, em Belo Horizonte. No Instagram, assina @Anadigital. Como pensei e penso em publicar minhas crônicas (aff, que coisa complicada!), uma vez falei com ela a respeito e ela me deu a maior dica possível:   Vá escrevendo, nunca pare de escrever! É exatamente o que ela faz. Já publicou um número absurdo de artigos, crônicas e livros, todos envolvendo a nossa língua. Estou lendo Nossa Língua e outras encrencas, recém-lançado pela editora Parábola. Rio muito (e alto) com seus textos. Bom, quem me conhece sabe que minha risada é um pouquinho alta... Mas foi engraçado perceber a reação das pessoas de uma sala de espera de uma clínica ao me verem "lendo um livro" e rindo (que objeto estranho seria aquele?). 

Ana Elisa tem o dom da palavra, da letra, das histórias, dos "causos".  Ver uma professora, pesquisadora e linguista apaixonada pelo seu ofício, pelos alunos e pela língua portuguesa é lindo demais! Um viva à escrita, à nossa língua, aos profissionais do texto e aos professores compromissados com o ensino e a aprendizagem!

15 comentários:

  1. Anita, em Cartas ao Poeta, Rilke responderá ao seu interlocutor que para ser escritor ele deveria perguntar a si mesmo; eu iveria sem poder escrever? A resposta você já tem para si mesma e para nós, seus leitores, fica a felicidade de percorrer os seus textos com os olhos, coração e mente. Muito obrigada! Viva a todos aqueles que fazem da escrita uma raz6para estar no mundo! ( Lilian Conde)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Rilke é um dos meus favoritos.... Cartas a um jovem poeta é de encher os olhos.... Beijos

      Excluir
  2. Viva as Palavras, viva quem as utiliza e com sabedoria as compartilham …obrigada Anita … a tua escrita é um deleite …

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigadíssima, pessoal, mas quem escreveu não assinou.... Queria agradecer olhando no olho.....valeu muito!

      Excluir
  3. Bom dia, Anita! Lendo o seu texto, eu fico com duas perguntas: 1) Aonde está a "última flor do Lácio"? O que fizeram com a nossa linguagem?; e, 2) Será que é pelo alto nível de ansiedade que a juventude de hoje corta as palavras, elimina letras e (pasmem) tornam o entendimento muito mais difícil?
    Para onde que este mundo vai????? Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aruam, meu amigo não assinou, mas comentou comigo. Pois é, acho que ansiedade não leva a nada....mas a gente vai tentando, falando, escrevendo e provocando. Obrigada por comentar, abraços

      Excluir
  4. Que texto e indicação ótimos!!! Escreva, Anita. Escreva!
    Guilherme

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, meu querido amigo! Esses comentários são alimento para mim... Obrigada e grande abraço...

      Excluir
  5. É bom rir bem alto mesmo na sala de espera, pra ver se fila anda..Quanto ao texto: linda crônica pra seu futuro livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah, valeu... A fila não andou, mas o povo se divertiu comigo ... Obrigada!

      Excluir
  6. Muito bom fexto
    Abraços jcamposribeiro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns Anitinha! Escrever também é uma arte.Ler seus textos nos deixa mergulhados em uma sensação refrescante. Sempre bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, querida. Nada como ter amigos! Vcs me incentivam.,. Bjs

      Excluir
  8. Felizmente existem pessoas como Anita e Ana Elisa pra elevarem a linguagem e a importância da linguagem!
    Parabéns, Anita!

    ResponderExcluir