segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Memória & Vida | Dia do Arquiteto e Urbanista



Logomarca da FAU-USP. Imagem: www.fau.usp.br 

A inconfundível logomarca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), criada pelo arquiteto e depois professor Ludovico Antônio Martino, foi escolhida em concurso e sintetiza dois símbolos perfeitos: a vista em planta de uma coluna grega, estilo dórico, (Arquitetura) e o sol (Urbanismo). A logomarca foi impressa no concreto do novo prédio da FAU, na Cidade Universitária, pelo seu projetista, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Martino também deu inúmeras outras contribuições ao design brasileiro, como a sinalização gráfica da Avenida Paulista, neste caso numa parceria com o arquiteto João Carlos Cauduro.  
* * *  

O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista já é comemorado, há algum tempo, no dia 15 de dezembro. Agora, se aprovado pelo Senado, o projeto de lei 2.381/2015 passará a ser incluído oficialmente no Calendário Cívico Nacional [Leia aqui o PL 2381/2015]. O dia 15, aliás, coincide com o dia do aniversário do arquiteto de Oscar Niemeyer, um dos inúmeros grandes arquitetos do nosso país. Será um reconhecimento à importância do trabalho destes profissionais, fundamental no cotidiano de nossas cidades, espaços públicos, semipúblicos ou privados.
Habitamos em cidades e cada uma delas simboliza nossa casa maior, já que vivemos em e com arquiteturas. Cada edifício se relaciona com os demais e com o espaço público, a partir das decisões e da abordagem de projeto, relações e proporções, projetos complementares (como o paisagístico), sustentabilidade, busca de soluções e novos materiais, inovação e técnica. É, portanto, imperioso que cada profissional assuma a responsabilidade na configuração da cidade com cada projeto seu, porque cada obra pode abraçar, acolher, tocar o coração do usuário e, sobretudo, qualificar o espaço urbano. Ou não...  Qual delas você prefere?
Um brinde aos colegas arquitetos e urbanistas de inúmeros matizes: aos que lecionam, pesquisam, escrevem, projetam, planejam ou fazem crítica; aos arquitetos designers, programadores visuais e paisagistas; aos arquitetos tradutores, poetas, cantores, músicos, bailarinos, artistas, cenógrafos, empresários ...  
Enfim, a todos aqueles que, com seu olhar multifacetado, ainda que seguindo novos rumos e atuações, partem da arquitetura para construir nossas cidades  com espaços mais acolhedores, agradáveis e integradores. 
Referências:    
CAU- http://www.caubr.gov.br/?p=49272 
http://www.caubr.gov.br/vidas/  

Nenhum comentário:

Postar um comentário