A inconfundível logomarca da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), criada pelo arquiteto e depois professor Ludovico Antônio Martino, foi escolhida em concurso e sintetiza dois símbolos perfeitos: a vista em planta de uma coluna grega, estilo dórico, (Arquitetura) e o sol (Urbanismo). A logomarca foi impressa no concreto do novo prédio da FAU, na Cidade Universitária, pelo seu projetista, o arquiteto João Batista Vilanova Artigas. Martino também deu inúmeras outras contribuições ao design brasileiro, como a sinalização gráfica da Avenida Paulista, neste caso numa parceria com o arquiteto João Carlos Cauduro.
* * *
O Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista já é comemorado, há algum tempo,
no dia 15 de dezembro. Agora, se aprovado pelo Senado, o projeto de lei
2.381/2015 passará a ser incluído
oficialmente no Calendário Cívico Nacional [Leia
aqui o PL 2381/2015]. O dia 15, aliás, coincide com o dia do aniversário do
arquiteto de Oscar Niemeyer, um dos inúmeros grandes arquitetos do nosso
país. Será um reconhecimento à importância do trabalho destes profissionais,
fundamental no cotidiano de nossas cidades, espaços públicos, semipúblicos ou privados.
Habitamos em cidades e cada uma delas simboliza nossa casa maior, já que
vivemos em e com arquiteturas. Cada edifício se relaciona com os demais e com o espaço público, a partir das decisões e da abordagem de projeto, relações e proporções, projetos complementares (como o paisagístico), sustentabilidade, busca
de soluções e novos materiais, inovação e técnica. É, portanto, imperioso que cada profissional assuma a responsabilidade na configuração da cidade com
cada projeto seu, porque cada obra pode abraçar, acolher, tocar o coração do usuário e, sobretudo, qualificar o espaço urbano. Ou não... Qual delas você prefere?
Um brinde aos colegas arquitetos e urbanistas de inúmeros matizes: aos que
lecionam, pesquisam, escrevem, projetam, planejam ou
fazem crítica; aos arquitetos designers, programadores visuais e paisagistas;
aos arquitetos tradutores, poetas, cantores, músicos, bailarinos, artistas, cenógrafos, empresários
...
Enfim, a todos aqueles que, com seu olhar multifacetado, ainda que seguindo novos rumos e atuações, partem da arquitetura para construir nossas cidades com espaços mais acolhedores, agradáveis e integradores.
Enfim, a todos aqueles que, com seu olhar multifacetado, ainda que seguindo novos rumos e atuações, partem da arquitetura para construir nossas cidades com espaços mais acolhedores, agradáveis e integradores.
Referências:
CAU- http://www.caubr.gov.br/?p=49272 http://www.caubr.gov.br/vidas/
Nenhum comentário:
Postar um comentário