sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Vida & Yoga | O significado do satsanga


Mais um ano que se foi e aqui estamos nós, mais velhos, desgastados pela passagem do tempo, mas nem por isso menos agradecidos ou menos ativos. Novamente temos a oportunidade de celebrar e agradecer à Vida pelo yoga, pelo aprendizado, pelo trabalho e pela convivência. 
Relembramos o significado do termo Satsanga: um grupo de pessoas unidas em direção ao mesmo propósito, agradecendo e compartilhando. Satsangas pedem um ambiente de recolhimento, um espaço e um tempo para a expansão da consciência, por meio de mantras, cânticos, reflexões, meditação e partilha. Assim, nessa reunião amorosa, festiva e alegre, treina-se o autoconhecimento, exercita-se compaixão,  solidariedade e amor, indispensáveis para a paz.  
 
Em sua linda e sempre atual trilogia Virtudes para um outro mundo possível, o teólogo franciscano Leonardo Boff salienta quatro virtudes como base de qualquer convívio humano saudável e profícuo, para uma cultura da paz e da não violência ativa: hospitalidade, convivência, tolerância e comensalidade.  A prática de cada uma tem consequências amplas e profundas: hospitalidade leva à cordialidade e à amorosidade em relação a todos; convivência e tolerância levam à prática do respeito ao outro, ao diferente; a comensalidade leva à sacralidade da partilha e da comunhão.     

A cada satsanga, buscamos alcançar e celebrar tudo isso: receber bem, praticar cordialidade, respeito, tolerância e partilha. Nas ações preliminares tivemos o mesmo cuidado e afeto, a mesma intenção e o mesmo zelo: na preparação da cerimônia, na escolha do tema, das mensagens e mantras, na divisão de tarefas, na escolha e organização das frutas e das flores; na expectativa, enfim, de uma reunião conjunta de oferenda a Deus, ao outro e de celebração pela Vida. Assim, vocês podem vivenciar, desde o início, emoção, silêncio e devoção, tão poucas vezes experimentados em tal profundidade. Venham comungar e compartilhar conosco, com simplicidade e de coração aberto. 

Imprescindível é agradecer aos que vieram antes de nós e abriram o caminho: os grandes mestres e sábios por seus ensinamentos, os professores brasileiros, indianos, americanos, argentinos e canadenses dos inúmeros cursos e seminários que fizemos e, mais além, desde nossos primeiros passos, aos companheiros que caminham conosco nesta jornada, ensinando-nos a abrir o coração e estimulando-nos a fazer nosso melhor e a progredir, sempre. 

 Espaço DHARMA de Yoga | Recanto da Serenidade.
Os professores Ana Clara, Phanuel e Anita.
Lembre-se, pontualidade também traduz respeito e caridade em relação aos demais. 
Quando:16 de dez., às 18h
Onde: Espaço Dharma.
Lembrem-se: praticar yoga é uma viagem para dentro de cada um: é processo de transformação individual, que se manifesta como uma segunda pele em todas as ações cotidianas!
Com carinho e gratidão, Namastê.

Nenhum comentário:

Postar um comentário