sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Arte & cultura | As colunas de aço de Mandela

 
A Arte juntando beleza e significado para quem souber ver; como união, como eliminação de fronteiras e diferenças, a arte como grito de socorro, como tomada de consciência.
Marco Cianfanelli nasceu em Joanesburgo, África do Sul, em 1970 e se formou em Belas Artes pela Universidade de Witwatersrand, em 1992. Artista consagrado com inúmeras exposições pelo mundo afora, suas obras suas podem ser encontradas na África do Sul, Europa e Estados Unidos. 
Talvez uma das mais conhecidas seja o Monumento a Nelson Mandela, de 2012. A obra é formada por 50 colunas de aço com 10 metros de altura, cortadas a laser e inseridas na paisagem sobre plataforma de concreto, para marcar o 50º aniversário da captura e prisão de Mandela, em agosto de 1962. A prisão lhe custaria 27 longos anos de cárcere na Ilha Roben. A obra fica em Howick, cidadezinha a 90 km de Durban. A partir de um ponto específico de observação, as colunas unidas formam a imagem do pacifista e ativista político, símbolo da união e da solidariedade.   
Imagens: Cortesia de Marco Cianfanelli via jonathan Burton/Design Boom
Referências   

Nenhum comentário:

Postar um comentário